Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BALÇA, Ângela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7700511429486006pt_BR
dc.creatorSALES, Maria da Luz Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785572000680165pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T14:10:23Z-
dc.date.available2022-09-15-
dc.date.available2022-09-22T14:10:23Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.citationSALES, Maria da Luz Lima. A literatura infantil indígena como meio de promoção da educação multicultural: A intervenção didática em uma escola de Belém (Brasil). 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Educação) - Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évora, Portugal, 2019. Disponível em:http://10.0.2.15:8080/jspui/handle/prefix/236. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/236-
dc.description.abstractThe research presented as a central theme the indigenous children's literature as the means of propagation of the multicultural education, considering the Brazil as context of violence and prejudice against indigenous peoples that live in this country even before the colonization in 1500 by the Portuguese. Of a qualitative and naturalist nature, the investigation used semi structured interviews to students of the fourth year of elementary in a Belem's (Brazil's) school on the first semester of 2017, composing basically of two parts and with different objectives. At first, it was attempted to know on the students the attitudes and concepts about the peoples and indigenous cultures realizing our reality in relationship to the culture and indigenous literature. Second, it was attempted to achieve the level of knowledge of the students in relationship to that culture, encouraging higher respect by the Brazilian native as well as for their culture. Was used, in addition to the research in documents and observations collected in field notes, the intervention in classroom, united on ten workshops in which was applied the histories of children's indigenous literature narrated both as indigenous writers as non-indigenous writers and also a lot of others didactic resources in order to innovate the practices on the scholar environment and so decrease prejudiced attitudes and intolerant in relationship to indigenous societies and their ethos, causing these can be respected and valued in fullness. Conclusively, were found shorts modifications that compose the conceptions of the child-subjects in relationship to the indigenous culture. Such changes, although aren't absolute, indicate didactic actions like this, next to a constant work and systematic about the literature and indigenous culture that may contribute successively for a change of position of the society in relationship to the indigenous peoples.en
dc.description.resumoA pesquisa apresentou como tema central a Literatura Infantil Indígena como meio de promoção da educação multicultural, em vista de haver no Brasil um contexto de violência e discriminação contra povos indígenas que vivem neste país antes mesmo da colonização em 1500 pelos portugueses. De natureza qualitativa e naturalista, a investigação empregou entrevistas semiestruturadas a discentes do quarto ano do ensino fundamental de uma escola de Belém (Brasil) no primeiro semestre de 2017, compondo-se basicamente de duas partes e com objetivos diferentes. Para a primeira, intentou-se conhecer, nos alunos, as atitudes e concepções acerca das populações e culturas indígenas, percebendo sua receptividade em relação à cultura e literatura indígenas. Na segunda parte, buscou-se alcançar o nível de conhecimento dos discentes em relação a essa cultura, incentivando maior respeito pelo nativo brasileiro bem como por sua cultura. Empregou-se, além de pesquisa em documentos e observações colhidas em notas de campo, a intervenção em sala de aula, consubstanciada em dez oficinas, nas quais foram aplicadas as histórias da Literatura Infantil Indígena narradas tanto por escritores indígenas como por não indígenas e também inúmeros outros recursos didáticos, como meio de inovar as práticas no ambiente escolar e, assim, minorar atitudes preconceituosas e intolerantes em relação às sociedades indígenas e seu ethos, fazendo com que estas possam ser respeitadas e valorizadas em plenitude. De modo conclusivo, constataram-se pequenas modificações que se constituíram nas concepções dos sujeitos- crianças, em relação à cultura indígena. Tais mudanças, conquanto não serem absolutas, dão indícios de que ações didáticas como esta, junto a um trabalho constante e sistemático sobre a literatura e a cultura indígenas, poderão contribuir sucessivamente para a mudança de atitude da sociedade em relação aos povos indígenas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by gisela danin (gisela.danin@ifpa.edu.br) on 2022-09-15T16:50:26Z No. of bitstreams: 1 Tese_literaturainfantilindígena.pdf: 4396726 bytes, checksum: e62b3d4f4f6e50a45290642bec693f41 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br), reason: Sem Licença on 2022-09-16T15:50:26Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by gisela danin (gisela.danin@ifpa.edu.br) on 2022-09-16T19:18:01Z No. of bitstreams: 2 Tese_literaturainfantilindígena.pdf: 4396726 bytes, checksum: e62b3d4f4f6e50a45290642bec693f41 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-09-22T14:10:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_literaturainfantilindígena.pdf: 4396726 bytes, checksum: e62b3d4f4f6e50a45290642bec693f41 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-22T14:10:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_literaturainfantilindígena.pdf: 4396726 bytes, checksum: e62b3d4f4f6e50a45290642bec693f41 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Évorapt_BR
dc.publisher.countryPortugalpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Investigação e Formação Avançadapt_BR
dc.publisher.programPrograma em Ciência da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLiteratura infantil indígenapt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectMulticultural educationen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectIndigenou children literatureen
dc.subjectIndigenou cultureen
dc.subjectRacial prejudiceen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Literatura infantil indígena como meio de promoção da educação multicultural: a intervenção didática em uma escola de Belém (Brasil)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4968-0540pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4159-7718pt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Universidade de Évorapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_literaturaInfantilIndígena.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons