Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901626430586502pt_BR
dc.creatorPORTO, Adriana Maria Nazaré de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2468028970817071pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T14:24:05Z-
dc.date.available2022-09-28T14:24:05Z-
dc.date.issued2011-08-11-
dc.identifier.citationPORTO, Adriana Maria Nazaré de Souza. A relação entre conteúdo e forma nas políticas de educação profissional referenciadas no projeto de ensino médio integrado. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/260. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/260-
dc.description.abstractAs object of this study, we defined the concept of Integrated Learning and how to offer integrated secondary school to professional education expressed from the decree 5.154/2004 and have been a reference to recent educational public politics in the area of Professional Education. Our goal was to understand the contradiction that is imposed between content and form in education from the perspective of integration, which the treatment given by the politics and programs based on this concept in relation to the unitary character should advocate the relationship between form and content so the setting educational act. This is a bibliographical and documentary study, in which the content analysis was used for the treatment of research data in light of our analytical categories: praxis and totality. As main highlight : Frigotto (2003, 2005 and 2006), Kuenzer (1991, 2007 and 2009), Ramos (2005 and 2006), Frigotto, Ciavatta and Ramos (2005), Nosella (2004 and 2009), Marx (1844 and 1875), Manacorda (1991 and 2008), Vázquez (1976), Kosik (1926) and Pinto (2010). The result was the decoupled treatment of form and content politics and programs based on integration, the inability to build a public education politic that addresses these two dimensions as a unit contributing to the effective rupture of education duality.en
dc.description.resumoComo objeto de estudo da presente pesquisa definimos a relação entre a concepção de Ensino Integrado e a forma de oferta de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional expressa a partir do Decreto nº 5.154/2004 e que têm sido referência para as políticas públicas educacionais recentes na área da Educação Profissional. Nosso objetivo foi compreender a contradição que se impõe entre conteúdo e forma no Ensino Médio Integrado e o tratamento dado pelas políticas e programas baseados nessa concepção no que se refere à possível unidade entre estas duas dimensões que se configuram como ato educacional. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e documental, no qual a análise do conteúdo foi utilizada para tratamento dos dados da pesquisa à luz de nossas categorias analíticas: a práxis e a totalidade. Como principais referências destacamos: Frigotto (2003, 2005 e 2006), Kuenzer (1991, 2007 e 2009), Ramos (2005, 2006), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Nosella (2004 e 2009), Marx (1844 e 1875), Manacorda (1991 e 2008), Vázquez (1976), Kosik (1926) e Pinto (2010). Destacamos entre os resultados o tratamento dissociado entre forma e conteúdo nas políticas e programas baseados na integração e a dificuldade de se construir uma política pública educacional que trate estas duas dimensões como uma unidade contribuindo assim para o efetivo rompimento da dualidade na educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by luana silva (luana.silva@ifpa.edu.br) on 2022-09-15T14:37:05Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_RelacaoConteudoForma.pdf: 818974 bytes, checksum: 45c09198913092a0945c9f757180ba90 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br), reason: Esta sem a Llicença e sera necessario incluir as Key-words. on 2022-09-16T15:53:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by luana silva (luana.silva@ifpa.edu.br) on 2022-09-22T13:41:59Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_RelacaoConteudoForma.pdf: 818974 bytes, checksum: 45c09198913092a0945c9f757180ba90 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-09-28T14:24:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_RelacaoConteudoForma.pdf: 818974 bytes, checksum: 45c09198913092a0945c9f757180ba90 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-28T14:24:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_RelacaoConteudoForma.pdf: 818974 bytes, checksum: 45c09198913092a0945c9f757180ba90 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2011-08-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino integradopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA relação entre conteúdo e forma nas políticas de educação profissional referenciadas no projeto de ensino médio integradopt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between content and form in professional education policies referenced in the integrated high school projecten
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5982-793Xpt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e teses - Reitoria

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao_RelaçãoConteúdoForma.pdf799,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons