Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, Zelia Vanuza-
dc.creatorSOUSA, Romier da Paixão-
dc.creatorROSAL, Louise Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086379830315123pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4322101637185188pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242357934945921pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T14:34:00Z-
dc.date.available2022-10-13T14:34:00Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.identifier.citationMARQUES, Zelia Vanuza; SOUSA, Romier da Paixão; ROSAL, Louise Ferreira. Educação popular e agroecologia: contribuições para a construção da política de assistência técnica e extensão rural equitativa no Brasil. Extensão Rural, Santa Maria, v. 28, n. 1, p. 1-31, jan./mar. 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/317. Acesso em:.pt_BR
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage31pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/2318179662653pt_BR
dc.identifier.issn2318-1796pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/317-
dc.description.abstractThis article presents reflections on the contributions of Popular Education and Agroecology to the reframing of the theoretical and methodological bases of the public policy of Technical Assistance and Rural Extension. The text highlights how the confluences between popular education and agroecology and the implications of these contributions with feminist epistemology have contributed to the equity debate in the context of public ATER. The work was structured based on a review on the theme and more specifically on the selection and review of 06 articles from the CAPES journals portal,published between 2012 and 2017. The analyzed documents discuss the ideological and epistemological bases of PNATER and the National Policy on Agroecology and Organic Production -PNAPO. The article points out some central elements in the process of reframing the diffusionist ATER towards an equitable ATER, such as the prediction of social equity, the enhancement of citizenship, the promotion of sustainable rural development based on the principles of agroecology, democratic, participatory pedagogical approaches, based on recognition the plurality and diversity of the multiple categories that make up family farming.en
dc.description.resumoEste artigo apresenta reflexões sobre as contribuições da Educação Popular e da Agroecologia para a ressignificação das bases teóricas e metodológicas da política pública de Assistência Técnica e Extensão Rural. O texto destaca como as confluências entre educação popular e agroecologia e as imbricações desses aportes com a epistemologia feminista vêm contribuindo para o debate de equidade no contexto da ATER pública. O trabalho foi estruturado a partir de uma revisão sobre o tema e mais especificamente da seleção e revisão de 06 artigos do portal de periódicos da CAPES, publicados entre 2012 e 2017. Os documentos analisados discutem sobre as bases ideológicas e epistemológicas da PNATER e Política nacional de Agroecologia e Produção Orgânica -PNAPO. O artigo aponta alguns elementos centrais no processo de ressignificação da ATER difusionista para uma ATER equitativa, como a previsão da equidade social, valorização da cidadania, promoção do desenvolvimento rural sustentável com base nos princípios da agroecologia, enfoques pedagógicos democráticos, participativos, pautados no reconhecimentoda pluralidade e diversidade das múltiplas categorias que compõem a agricultura familiar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2022-10-05T13:42:33Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoPopularAgroecologia.pdf: 348972 bytes, checksum: d373972d86cd4c20872db065ef36d1ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-10-13T14:33:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoPopularAgroecologia.pdf: 348972 bytes, checksum: d373972d86cd4c20872db065ef36d1ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T14:34:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoPopularAgroecologia.pdf: 348972 bytes, checksum: d373972d86cd4c20872db065ef36d1ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-05-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFSMpt_BR
dc.relation.ispartofExtensão Ruralpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/62653/46878pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectRural developmenten
dc.subjectFeminismen
dc.subjectPublic policieen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpt_BR
dc.titleEducação popular e agroecologia: contribuições para a construção da política de assistência técnica e extensão rural equitativa no Brasilpt_BR
dc.title.alternativePopular education and agroecology: contributions to the construction of thetechnical assistance policy and equitative rural extension in Brazilen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2925-5408pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5514-1490pt_BR
dc.description.affiliationEMATER-PARÁpt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal
Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoPopularAgroecologia.pdf340,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons