Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Suellen Lemes Freire-
dc.creatorSOUSA, Romier da Paixão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863457383379020pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4322101637185188pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T14:39:05Z-
dc.date.available2022-10-13T14:39:05Z-
dc.date.issued2021-01-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Suellen Lemes Freire; SOUSA, Romier da Paixão. Educação ambiental nas escolas rurais do município de Castanhal no Estado do Pará: uma análise a partir de indicadores e parâmetros da educação ambiental crítica. Revista EDUCAmazônia, Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá (AM), v. 13, n. 1, p. 291-306, jan./jun. 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/318. Acesso em:.pt_BR
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage291pt_BR
dc.citation.epage306pt_BR
dc.identifier.issn1983-3423pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/318-
dc.description.abstractThis article presents the results of a master's study, which aims to characterize the current situation of environmental education in the final series of elementary schools of municipal schools located in the rural area of the municipality of Castanhal in the State of Pará, analyzing the data to indicators and parameters of critical environmental education. As a result, it was observed that environmental education in the municipality has been developed prioritizing from the conservative perspective, not covering the environmental complexity as part of the discussions in the schools. On the other hand, it is noticeable a preoccupation of the educators in approaching the curricular contents with the social reality of the students, nevertheless, they find difficulties for its concretizationen
dc.description.abstractEste artículo presenta los resultados de una investigación de maestría, la cual tiene como objetivo la caracterización de la actual situación de la educación ambiental en las series finales de la enseñanza fundamental de las escuelas municipales ubicadas en el área rural del municipio de Castanhal en el Estado de Pará, analizando los datos a a partir de indicadores y parámetros de educación ambiental crítica. Como resultados se observó que la educación ambiental en el municipio viene siendo desarrollada prioritariamente a partir de la vertiente conservadora, no abarcando la complejidad ambiental como parte de las discusiones en las escuelas. Por otro lado, es perceptible una preocupación de los educadores en aproximar los contenidos curriculares con la realidad social de los educandos, sin embargo, encuentran dificultades para su concreción.es
dc.description.resumoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, a qual tem como objetivo a caracterização da atual situação da educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental das escolas municipais localizadas na área rural do município de Castanhal no Estado do Pará, analisando os dados a partir de indicadores e parâmetros de educação ambiental crítica. Como resultados observou-se que a educação ambiental no município vem sendo desenvolvida prioritamente a partir da vertente conservadora, não abrangendo a complexidade ambiental como parte das discussões nasescolas. Por outro lado, é perceptível uma preocupação dos educadores em aproximar os conteúdos curriculares com a realidade social dos educandos, no entanto, encontram dificuldades para a sua concretizaçãopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2022-10-05T13:45:03Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoAmbientalEscola.pdf: 673700 bytes, checksum: d49cb1a6e46283ac42cdb75fb0bcafb1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-10-13T14:39:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoAmbientalEscola.pdf: 673700 bytes, checksum: d49cb1a6e46283ac42cdb75fb0bcafb1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T14:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EducacaoAmbientalEscola.pdf: 673700 bytes, checksum: d49cb1a6e46283ac42cdb75fb0bcafb1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-01-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.relation.ispartofRevista EDUCAmazônia, Educação, Sociedade e Meio Ambientept_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/8419/5998pt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCritical environmental educationen
dc.subjectField educationen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEducación ambiental críticaes
dc.subjectEducación del campoes
dc.subjectEnseñanza fundamentales
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.titleEducação ambiental nas escolas rurais do município de Castanhal no Estado do Pará: uma análise a partir de indicadores e parâmetros da educação ambiental críticapt_BR
dc.title.alternativeEducación ambiental en las escuelas rurales del municipio de Castanhal en el Estado de Pará: un análisis a partir de indicadores y parámetros de la educación ambiental críticaes
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3569-6469pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2925-5408pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoAmbientalEscola.pdf657,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons