Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/320
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Educação superior e a perspectiva agroecológica: avanços e limites dos Núcleos de Agroecologia das IES no Brasil
Autor(es): SILVA, Luis Mauro Santos
SOUSA, Romier da Paixão
ASSIS, William Santos de
Resumo: O presente artigo traz reflexões sobre a importância dos Núcleos de Estudos Agroecológicos-NEAs criados via políticas do governo federal. No contexto analisado, os NEAs se apoiam, invariavelmente, nas lógicas familiares de produção como protagonistas de um novo formato de ensino, pesquisa e extensão. Baseado em uma revisão documental e teórica, observou-se que a proposta de criação dos núcleos traz como inovação princípios para a construção coletiva de conhecimentos agroecológicos, ou seja, socialmente elaborados e considerando as múltiplas dimensões do desenvolvimento regional. Para a criação desses NEA em todo o território nacional, fez-se necessário o envolvimento ativo dos mais diversos atores sociais e as Instituições de Ensino Superior-IES, possibilitando uma nova perspectiva epistemológica, onde o saber popular ganha em reconhecimento e contribui na busca de resoluções de demandas sociais locais, sejam elas produtivas, educacionais, ecológicas, tecnológicas etc. Vale salientar que, por meio desses ambientes coletivos, novos cenários Institucionais surgiram. A própria criação de novas IES, especialmente nas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos, mostrou uma maior sensibilidade na incorporação de demandas locais da sociedade civil. E, mesmo com limites bem marcados dessa iniciativa pública, em menos de uma década essa ação vem proporcionando uma efetiva articulação regional e nacional de novos formatos de IES, tornando os NEAs referências no debate em torno de temas estratégicos ligados à perspectiva agroecológica.
Abstract: The present article presents reflections about the importance of the agro ecological study nucleus (NEAs) created by the Federal Government politics. On the analyzed context, the NEAs lean against, invariablement, on the familiar logics of production as protagonist of a new education, research and extension format. Based on a documental and theoretical revision, we observed that the proposal, to creation of the nucleus, brings as an innovation, principles for a collective construction of agro ecological knowledgement, or, socially elaborated and considering the multiple dimensions of the regional development. For the creation of these NEAs in all national territory, the active involvement of the most diverse social actors and of the IEs, it was necessary, to possibilate a new epistemological perspective where the popular knowledge earns on the recognizement and contributes on the search of resolutions of the local social and productive demands. It’s valid to salient that for these collective background new institutional scenarios came up. The proper creation of new IEs, especially on regions more distant of the great urban centers, showed a major sensibility on the incorporation of local demands of the civil society. Moreover, with limits well limited of this public initiative, in minor of one decade, this action are proportionating an effective regional and national articulation of new formats of IEs, transforming the NEAs references on the debate all around the strategic themes linked to the agro ecological perspective.
Este artículo presenta reflexiones sobre la importancia de los Núcleos de estudios agroecológicos (NEAs) creados a través de las políticas del Gobierno Federal. En el contexto analizado, los NEAs apoyarse invariablemente de la lógica familiar de producción como protagonistas de un formato nuevo de enseñanza, investigación y extensión. Sobre la base de una revisión de documentos y la literatura, se observó que la propuesta de crear los núcleos tiene como innovación, principios para la construcción colectiva del conocimiento agroecológico, es decir, socialmente elaborados y considerando las múltiples dimensiones del desarrollo regional. Para la creación de estos NEAS en todo el país, fue necesaria la participación activa de los diversos actores sociales y IES, lo que permite una nueva perspectiva epistemológica, donde el saber popular ganó en reconocimiento y ayuda en la búsqueda de la resolución de las demandas sociales locales, sea productivo, educativo, ecológico, tecnológico etc. Es importante señalar que a través de estos ambientes colectivos, surgieron nuevos escenarios Institucionales. La creación del nuevas IES, especialmente en las zonas alejadas de los grandes centros urbanos, mostró una mayor sensibilidad en la incorporación de las demandas locales de la sociedad civil. E incluso con límites bien marcados de esta iniciativa pública, en menos de una década esta acción ha estado proporcionando una coordinación regional y nacional eficaz de los nuevos formatos de IES, haciendo los NEAs referencias en la discusión de temas estratégicos relacionados con la perspectiva agroecológica.
Palavras-chave: Agroecologia
Núcleo de agroecologia
Ensino superior
Agroecología
Educación superior
Agro ecology
Agro ecological nucleu
Superior education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Sigla da Instituição: Unisc
Citação: SILVA, Luis Mauro Santos; SOUSA, Romier da Paixão; ASSIS, William Santos de. A Educação superior e a perspectiva agroecológica: avanços e limites dos Núcleos de Agroecologia das IES no Brasil. Redes - Revista do Desenvolvimento Regional, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 250-274, maio/ago. 2017. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/320. Acesso em:.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Identificador DOI: DOI: 10.17058/redes.v22i2.9429
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/320
Data do documento: 10-Out-2017
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal
Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoSuperiorPerspectiva.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons