Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEVES, Miranilde Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-14T14:48:38Z-
dc.date.available2022-10-14T14:48:38Z-
dc.date.issued2012-01-04-
dc.identifier.citationNEVES, Miranilde Oliveira. Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual. Signo, Santa Cruz do Sul, v.37, n.62, p.335-347, jan./jun. 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/328. Acesso em:.pt_BR
dc.citation.volume37pt_BR
dc.citation.issue62pt_BR
dc.citation.spage335pt_BR
dc.citation.epage347pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2314pt_BR
dc.identifier.issn1982-2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/328-
dc.description.resumoO presente artigo objetiva relatar uma experiência que ocorreu no IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí, com alunos selecionados entre as turmas do 1º ao 4° ano de Saneamento Ambiental, Informática e Eletrotécnica, todas pertencentes ao Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Esta experiência ocorreu no período de agosto de 2009 a junho de 2011 e pretende-se aqui descrever o processo de produção textual dos alunos envolvidos nas oficinas de texto ofertadas no Instituto e também avaliar as estratégias de leitura e de produção textual – sempre com o apoio de educadores de geografia, história, sociologia, filosofia, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais. Por fim, baseado nos resultados, estabelece-se aqui uma proposta de oficina dinâmica e interativa, que desperta o educando para a leitura de bons e diferentes livros, o que contribui para melhor desenvolver a argumentação. Este foi um projeto que também fez uso da legislação vigente em nosso país, pois o que se pretende a partir dele é formar cidadãos críticos, conscientes do importante papel que desempenham na sociedade e, portanto, conhecedores de seus direitos e deveres. O método de trabalho combina leitura crítica de textos informativos (retirados de jornais, revistas, Internet e livros) e literários para formar um leitor autêntico, sendo bastante explorados também exercícios de produção oral e escrita. A fundamentação teórica para as oficinas ancora-se em Ângela Kleiman, Mariza Lajolo e Delia Lerner. Os resultados confirmam o sucesso das propostas apresentadas nos livros aqui utilizados e por elas escritos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by leontina cunha (leontina.cunha@ifpa.edu.br) on 2022-10-14T14:39:32Z No. of bitstreams: 2 Artigo_OficinasTextoNovo.pdf: 74302 bytes, checksum: 43fc57b95db4ca8711b1c3eee1f47153 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-10-14T14:48:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_OficinasTextoNovo.pdf: 74302 bytes, checksum: 43fc57b95db4ca8711b1c3eee1f47153 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-14T14:48:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_OficinasTextoNovo.pdf: 74302 bytes, checksum: 43fc57b95db4ca8711b1c3eee1f47153 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2012-01-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNISCpt_BR
dc.relation.ispartofSIGNOpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.urihttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2314pt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleOficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textualpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_OficinasTextoNovo.pdf72,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons