Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEVES, Miranilde Oliveira-
dc.creatorMAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688821164850251pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-17T18:30:28Z-
dc.date.available2022-10-17T18:30:28Z-
dc.date.issued2020-06-18-
dc.identifier.citationNEVES, Miranilde Oliveira; MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo. A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 38719-38736, jun. 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/332. Acesso em:.pt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage38719pt_BR
dc.citation.epage38736pt_BR
dc.identifier.doiDOI:10.34117/bjdv6n6-423pt_BR
dc.identifier.issn2525-8761pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/332-
dc.description.abstractUnderstanding the need for reflection and educational action based on the teachers training in the rural, with emphasis on the process of inclusion of deaf students, it’s one of the objectives of this article. The construction of teacher training of the rural has been a constant concern, due to the specificities that the rural presents and when we talk about inclusion and deafness, the problem is greater. This text, focused on the Public Policy Legislation for Rural Education, reflects the analysis of Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), among other scholars and intends to contribute to the knowledge of the issue in focus. In the course of this investigation, it was inferred that the introduction of the Lawof Directives and Basis of National Education 9394/96 and the implementation of public policies such as PRONERA, the emergence of the National Institute for the Education of the Deaf, the establishment of Law 10.436, Decree 5,626/2005, Decree 7.352/2010 and the Brazilian Inclusion Law -Law 13.146 of 2015 were actions that favored more inclusive perspectives in the rural, but they contradict the withdrawal of social rights and the distructure of Rural schools.en
dc.description.resumoCompreender a necessidade de reflexão e ação educativa a partir da formação docente do campo com destaque para o processo de inclusão do estudante surdo, constitui um dos objetivos deste artigo. A construção da formação docente do campo tem sido uma preocupação constante, devido às especificidades que o campo apresenta e quando falamos em inclusão e surdez,o problema é maior. Este texto, focado na Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, reflete a análise de Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), dentre outros estudiosos e pretende contribuir para maior compreensão da questão em foco. No decorrer desta investigação, inferiu-se que a instauração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e da execução de políticas públicas como PRONERA, o surgimento do Instituto Nacional da Educação de Surdos, a instauração da Lei 10.436, do decreto 5.626/2005, Decreto 7.352/2010 e da Lei Brasileira de Inclusão -Lei 13.146 de 2015 foram ações que favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo, mas contradizem a retirada de direitos sociais e desestrutura das escolas camponesas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2022-10-14T17:01:35Z No. of bitstreams: 2 Artigo_ConstruçãoFormaçãoDocente.pdf: 264386 bytes, checksum: 44be962da28735a2a5b58951397a51f6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-10-17T18:30:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_ConstruçãoFormaçãoDocente.pdf: 264386 bytes, checksum: 44be962da28735a2a5b58951397a51f6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-17T18:30:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_ConstruçãoFormaçãoDocente.pdf: 264386 bytes, checksum: 44be962da28735a2a5b58951397a51f6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherBrazilian Journals Publicações de Periódicospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsBJDpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.urihttps://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863/9924pt_BR
dc.subjectFormação docente do campopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEstudante - surdopt_BR
dc.subjectTeacher training in the ruralen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectDeaf studenten
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdopt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf studenten
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5498-432Xpt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ConstruçãoFormaçãoDocente.pdf258,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons