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dc.contributor.advisor1DUTRA, Max Suellpt_BR
dc.contributor.advisor1LattesUFRJpt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Daniel Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021050230283210pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-21T19:13:46Z-
dc.date.available2022-10-21T19:13:46Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Daniel Rodrigues. Estudo sobre a influência de desgastes ondulatórios de trilhos no comportamento dinâmico de vagões ferroviários tipo gôndola. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/373. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/373-
dc.description.abstractThe rail transport is among one of the most widely used modes worldwide, both for cargo transport, as passenger. With the purpose of evaluating the dynamics behavior of railroad wagons gondola type in railways with quasi-periodic irregularities, it is developed a simplified multibody system with in order to mathematically represent the movements of the vehicle at the track excitations. The equations of motion were developed from the theories of Newton-Euler. The equations of motion was integrated with scientific computing software aid, by Runge-Kutta integration method. The results obtained by the program provide the displacements and velocities of bodies, as well as the forces resulting on wheels. The examination program is performed by comparing computer simulations results from other programs reported in the literature, where is witnessed that there are suitable correlations. The same vehicle is modeled using software for simulation of multibody systems. Through this it is possible to evaluate the interaction of forces in the wheel-rail contact, by means of the algorithm FASTSIM, and thus to obtain the tangential forces on the contacts. The results obtained by computer simulations demonstrate the influence of the caracteristics of irregularities in the way the dynamics behaviour of the vehicle and present interaction forces in the wheel-rail contact.en
dc.description.resumoO transporte ferroviário está entre um dos modos mais amplamente utilizados no mundo inteiro, tanto para o transporte de carga, quanto de passageiros. A fim de avaliar o comportamento dinâmico de vagões ferroviários do tipo gôndola em vias com irregularidades quase-periódicas, é desenvolvido um sistema multicorpos simplificado com o propósito de representar matematicamente os movimentos do veículo frente às excitações da via. As equações de movimento foram elaboradas a partir das teorias de Newton-Euler. As equações de movimento são integradas com o auxílio de software de computação científica, através do método de integração Runge-Kutta. Os resultados obtidos pela programação fornecem os deslocamentos e velocidades dos corpos, assim como as forças resultantes nas rodas. A verificação do programa é efetuada através de comparações de resultados de simulações computacionais de outros programas publicados na literatura, onde se atesta que há correlações adequadas. O mesmo veículo é modelado também se utilizando de software para simulação de sistemas multicorpos. Através deste é possível avaliar as forças de interação nos contato roda-trilho, por meio do algoritmo FASTSIM, e assim poder obter as forças tangenciais nos contatos. Os resultados obtidos pelas simulações computacionais demonstram a influência das características das irregularidades das vias no comportamento dinâmico do vagão e forças de interação presentes nos contatos roda-trilho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Junior Almeida (junior.almeida@ifpa.edu.br) on 2022-10-21T19:11:25Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_EstudoSobreInfluência.pdf: 15704644 bytes, checksum: 2df136e00233a2312d5963bce8974e59 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - COPPEpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.marabaindustrial@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectFerrovia - trilhopt_BR
dc.subjectFerrovia - vagão de cargapt_BR
dc.subjectFerrovia - vagão de passageiropt_BR
dc.subjectVagão ferroviáriopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleEstudo sobre a influência de desgastes ondulatórios de trilhos no comportamento dinâmico de vagões ferroviários tipo gôndolapt_BR
dc.title.alternativeStudy of influence of rail corrugations on dynamic behavior of railroad wagons gondola typeen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEngenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3628-4749pt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
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