Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/383
Tipo: | Dissertação |
Título: | A construção de um projeto institucional de formação em educação ambiental no IFPA industrial Marabá |
Autor(es): | SOUSA, Edléia Aparecida Ferreira de |
Primeiro Orientador: | BARBOSA, Mário Médice Costa |
Primeiro Co-Orientador: | COELHO, Roberta de Fátima |
Resumo: | Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa-participante com foco na formação de educadores ambientais no campus Marabá Industrial, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), cujo objetivo é desenvolver um roteiro instrucional para a implantação de Projeto Institucional de Formação em Educação Ambiental no campus Industrial Marabá, que fomente ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, após a sensibilização dos discentes e docentes do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental (EA) . Essa pesquisa desenvolveu-se a partir da necessidade interna de se trabalhar as temáticas educação ambiental, sustentabilidade e cidadania de forma inter e transdisciplianar na práxis pedagógica. Como metodologia foi utilizado o método dedutivo, com ênfase na pesquisa aplicada, através da utilização de ferramentas diagnósticas como a Matriz SWOT, questionários e entrevistas aplicados a docentes e dicentes do curso Técnico Integrado ao Médio de Controle Ambiental visando compreender quais as concepções desses sujeitos no tocante à temática citada, e a partir desses dados viabilizar atividades pontuais e exequíveis que pudessem intervir na ressignificação desses conceitos, partindo das limitações diagnosticadas nos instrumentos utilizados. Dessa forma, após o diagnóstico foi possível desenvolver atividades lúdicas com os discentes e docentes do curso de Controle Ambiental, relacionadas ao sentimento de pertencimento do ser humano à natureza, intentando confrontar as ideias de fragmentação do saber, professadas pelo paradigma cartesiano, que coisifica a natureza, propiciando a separação do ser humano e natureza. Assim, as dinâmicas ocorreram no campus do Marabá Industrial e em locais diferenciados como no Parque Zoobotânico de Marabá, com os discentes e na Mata do campus Rural Marabá, com os docentes. Também foi realizada uma palestra para os discentes, com o tema Educação Ambiental e Sustentabilidade no curso de Controle Ambiental. Após as dinâmicas foram realizadas avaliações das atividades pelos participantes, visando melhorias para as próximas ações. E diante das atividades desenvolvidas e do retorno nas avaliações foi percebido a validade das ações trabalhadas e a pertinência da implantação e manutenção de um projeto de formação de educadores ambientais, que utilize como norte a educação ambiental crítica e emancipatória, visando contribuir para a emancipação de sujeitos críticos e atuantes diante dos conflitos socioambientais, culturais e políticos que assolam a sociedade hodierna. |
Abstract: | This text presents the results of a participant research project focused on the training of environmental education at the Marabá Industrial campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA), whose objective is to develop an instructional roadmap for the implementation of an Institutional Project In Environmental Education at the Marabá Industrial Campus, which promotes integrated teaching, research and extension actions, after raising the awareness of the students and teachers of the Integrated Technical Course on Environmental Control (EA). This research was developed from the internal need to work on the themes of environmental education, sustainability and citizenship in an inter- transdisciplinary way in the pedagogical praxis. As a methodology, the deductive method was used, with emphasis on applied research, through the use of diagnostic tools such as the SWOT Matrix, questionnaires and interviews applied to teachers and lecturers of the Integrated Technical Course to the Environmental Control Medium in order to understand the conceptions of these subjects in the and based on these data make feasible and punctual activities that could intervene in the re-signification of these concepts, starting from the limitations diagnosed in the instruments used. Thus, after the diagnosis it was possible to develop playful activities with the students and teachers of the Environmental Control course, related to the feeling of belonging of the human being to the nature, trying to confront the ideas of the fragmentation of knowledge, professed by the Cartesian paradigm, that Nature, leading to the separation of the human being and nature. Thus, the dynamics occurred in the Marabá Industrial campus and in different places such as in the Zoobotanical Park of Marabá, with the students and in the Mata of the Rural Marabá campus, with the teachers. A lecture was also held for students, with the theme Environmental Education and Sustainability in the course of Environmental Control. After the dynamics were carried out evaluations of the activities by the participants, aiming at improvements for the next actions. And in the face of the activities carried out and the return to the evaluations, the validity of the actions worked and the pertinence of the implementation and maintenance of a project of training environmental educators, using as the north the environmental education critical and emancipatory, aiming to contribute to the emancipation of Critical subjects and actors before the social-environmental, cultural and political conflicts that devastate the current society |
Palavras-chave: | Pesquisa-participante Educação Educação ambiental crítica Sustentabilidade Research-participant Education Sustainability Critical environmental education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
Sigla da Instituição: | IFPA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares |
Citação: | SOUSA, Edléia Aparecida Ferreira de. A construção de um projeto institucional de formação em educação ambiental no IFPA industrial Marabá. 2017. 242 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/383. Acesso em: |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e teses - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_ConstruçãoProjetoInstitucional.pdf | 11,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons