Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo |
Autor(es): | CUNHA, Aldilene Pereira SILVA, Eduardo Souza da LEAL, Mayara Mendes SALES, Reinaldo Eduardo da Silva |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar a importância, inserção e dificuldades enfrentadas para a aplicação de atividades lúdicas no contexto educativo da Escola Juarez Silva, localizada na zona rural do município de Garrafão do Norte, estado do Pará. Fizeram parte da pesquisa 5 professoras da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário que depois de aplicado, os dados foram tabulados e serviram de base para a apresentação dos resultados da pesquisa. Os resultados demonstraram que por meio do lúdico a aprendizagem se torna mais significativa, tendo em vista que ele é um elemento facilitador no processo de desenvolvimento do estudante. Além disso, foi percebido que ele está inserido por meio de jogos e no planejamento da escola. Por fim, é importante destacar que as principais dificuldades enfrentadas para a inserção do lúdico na prática pedagógica são a falta de materiais pedagógicos e a resistência por parte da maioria dos pais, mães e responsáveis. |
Abstract: | The objective of this work is to analyze the importance, insertion and difficulties faced for the application of recreational activities in the educational context of the Juarez Silva School, located in the rural area of the municipality of Garrafão do Norte, state of Pará. Five teachers from Early Childhood Education to the 5th Year of Elementary School took part in the research, whose data collection took place through a questionnaire that, after being applied, the data were tabulated and served as a basis for the presentationof the research results. The results showed that through play, learning becomes more meaningful, given that it is a facilitating element in the student's development process. In addition, it was noticed that it is inserted through games and in school planning. Finally, it is important to highlight that the main difficulties faced for the insertion of the ludic in the pedagogical practice are the lack of pedagogical materials and the resistance on the part of the majority of fathers, mothers and guardians |
Palavras-chave: | Dificuldade Educação do campo Importância Lúdico Playful Importance Difficultie |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Editora Campo da História |
Citação: | CUNHA, Aldilene Pereira; SILVA, Eduardo Souza da; LEAL, Mayara Mendes; SALES, Reinaldo Eduardo da Silva. Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo. Revista Campo da História, Curitiba, v.7, n.1, p.421-437, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434. Acesso em: |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
Identificador DOI: | 10.55906/rcdhv7n1-030 |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434 |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Artigos Publicados - Belém |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ImportânciaInserçãoDificuldades | 224,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons