Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1NEVES, Miranilde Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.creatorNOGUEIRA, Elisangela Lima Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6344229041711901pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T12:00:30Z-
dc.date.available2023-06-01T12:00:30Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Elisangela Lima Sousa. Análise das práticas de escrita de estudantes do 7º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Bibiano Monteiro em Marapanim – PA. 2020. 87 f. Monografia (Especialização em Educação e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/436. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/436-
dc.description.abstractThe Brazilian education has always faced serious problems, which affect the less privileged in more incisive way and this situation gets even worse when we discuss about Rural Education, area where this research has been produced. The formal education is the means by which we can follow the social and technologic development and because of that everyone should have access to quality education so we could meet the linguistic requirement of a literate society. The study has the object of research the grammatical difficulties of Middle School students in the Final Series, which may be related to the influence of orality on the writing. To assist in the discussion of this theme, we take as theoretical contribution Caldart (2001), Molina e Freitas (2011), Travaglia (1996), Marcuschi (2010), Antunes (2010), Koch (2016), Ludke e André (1986), among others researchers and pertinents official documents. The research presents as general objective to verify the influence of orality on the textual productions by the rural students, from a Municipal School of Middle Education; and as specific objectives to ascertain the level of knowledge and mastery of students in written textual productions e to analyze the adequacy of methodologies according to the needs of rural students. To this end, the research was developed at the Bibiano Monteiro Municipal Middle School, located in the town of Marapanim (rural area), this study is characterized as qualitative-interpretative of applied nature. The data were collected in an interview with the class teacher and in the workshop: “To develop the writing from the textual genre News” designed and applied by the schoolteacher. The results obtained lead us to observe that orality is present in all textual productions analyzed, as well as grammatical difficulties, which interferes with the construction of cohesion and coherence in the texts. Therefore, signaling the need for a contextualized work, with emphasis on literacy and grammar.pt_BR
dc.description.resumoA educação brasileira sempre enfrentou sérios problemas, os quais afetam de forma mais incisiva os menos privilegiados e essa situação se agrava ainda mais quando relacionada à Educação do Campo, área em que foi desenvolvida a pesquisa. A educação formal é o meio pelo qual podemos acompanhar o desenvolvimento social e tecnológico, por isso, todos devem ter acesso a uma educação de qualidade para podermos atender às exigências linguísticas de uma sociedade letrada. O estudo tem como objeto de pesquisa as dificuldades gramaticais de discentes do Ensino Fundamental Séries Finais, que podem estar relacionadas à influência da oralidade na escrita. Para nos amparar na discussão dessa temática, tomamos como aporte teórico Caldart (2001), Molina e Freitas (2011), Travaglia (1996), Marcuschi (2010), Antunes (2010), Koch (2016), Ludke e André (1986), dentre outros pesquisadores e documentos oficiais pertinentes. O estudo apresenta como objetivo geral verificar a influência da oralidade nas produções textuais de alunos advindos do campo, do 7° Ano da E.M.E.F Bibiano Monteiro; e como objetivos específicos: averiguar qual o nível de conhecimento e domínio dos alunos nas produções textuais escritas e analisar a adequação das metodologias de acordo com as necessidades dos estudantes do campo. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano Monteiro, localizada no município de Marapanim (área campestre), a pesquisa se caracteriza como qualitativa-interpretativa de natureza aplicada. Os dados foram coletados em entrevista com a docente da turma e na oficina: “Desenvolver a escrita a partir do gênero textual Notícia”, elaborada e aplicada pela professora da classe. Os resultados obtidos nos levaram a observar que a oralidade está presente em todas as produções textuais analisadas, além de dificuldades gramaticais, o que interfere na construção da coesão e da coerência nos textos. Dessa forma, sinalizando a necessidade de um trabalho contextualizado, com ênfase na alfabetização, no letramento e na gramática. No que concerne às metodologias, a professora tem predominância da terceira concepção de linguagem, que tem como base a interação, logo, relaciona os conteúdos às experiências dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2023-01-06T16:13:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Monografia_AnslisePraticasEscrita.pdf: 3351410 bytes, checksum: 03cc948f9aa3c637f066efd68e647e9b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br), reason: fonte de documento esta faltando. on 2023-03-29T14:41:49Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2023-04-11T12:34:32Z No. of bitstreams: 2 Monografia_AnslisePraticasEscrita.pdf: 3351410 bytes, checksum: 03cc948f9aa3c637f066efd68e647e9b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-06-01T12:00:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia_AnslisePraticasEscrita.pdf: 3351410 bytes, checksum: 03cc948f9aa3c637f066efd68e647e9b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-01T12:00:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia_AnslisePraticasEscrita.pdf: 3351410 bytes, checksum: 03cc948f9aa3c637f066efd68e647e9b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazôniapt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.sourceDisponível por E-mailpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDificuldade gramaticalpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectGrammatical difficultieen
dc.subjectTextual productionen
dc.subjectOralityen
dc.subjectTeaching- learningen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMarapanim (PA)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpt_BR
dc.titleAnálise das práticas de escrita de estudantes do 7º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Bibiano Monteiro em Marapanim – PApt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducação do Campopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_AnalisePraticasEscrita.pdf3,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons