Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GEMAQUE, Robelania dos Santos | - |
dc.creator | CAVALCANTE, Natália Conceição Silva Barros | - |
dc.creator | JESUS, Jaqueline Gomes de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0728154306355230 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2204453352337696 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0121194567584126 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T12:20:36Z | - |
dc.date.available | 2023-10-02T12:20:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
dc.identifier.citation | GEMAQUE, Robelania dos Santos; CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros; JESUS, Jaqueline Gomes de. Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, v. 2, n. 21, dez. 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477. Acesso em: . | pt_BR |
dc.citation.volume | 2 | pt_BR |
dc.citation.issue | 21 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 19 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13516 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-1801 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477 | - |
dc.description.abstract | The access and permanence of students and education workers outof heteronormative and cisnormative models are concerns increasingly present in Professional and Technological Education. This article proposes a contextualized analysis, based on a study carried out in Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo EETEPA-CACAU-ICOARACI State School, which aimed to build an educational practice on Gender and Sexuality in Integrated High School. It is concluded that the importance given narratively to Gender and Sexuality is not accompanied by practices that not only make this diversity visible, but also break silencing or trials to homogenize different gender identities and sexual orientations in everyday school life. | en |
dc.description.resumo | O acesso e a permanência de discentes e trabalhadores da educação fora dos modelos heteronormativos e cisnormativos são preocupações cada vez mais presentes na Educação Profissional e Tecnológica. O presente artigo propõe uma análise contextualizada, a partir de estudo realizado na Escola Estadual Tecnológica Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo EETEPA-CACAU-ICOARACI, que teve como objetivo construir uma prática educativa sobre Gênero e Sexualidade no Ensino Médio Integrado. Conclui-se que a importância dada a Gênero e Sexualidade não é necessariamente acompanhada de práticas que rompam silenciamentos ou tentativas de homogeneizar diferentes identidades de gênero e orientações sexuais no cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2023-08-22T20:17:09Z No. of bitstreams: 1 Artigo_NemSóAzul.pdf: 358787 bytes, checksum: 5c3098e8854e02158def5229c539079b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br), reason: sem licença on 2023-09-20T12:11:46Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2023-09-20T19:57:52Z No. of bitstreams: 2 Artigo_NemSóAzul.pdf: 358787 bytes, checksum: 5c3098e8854e02158def5229c539079b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-10-02T12:20:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_NemSóAzul.pdf: 358787 bytes, checksum: 5c3098e8854e02158def5229c539079b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-02T12:20:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_NemSóAzul.pdf: 358787 bytes, checksum: 5c3098e8854e02158def5229c539079b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-11-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source.uri | https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13516/pdf | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Heteronormatividade | pt_BR |
dc.subject | Cisnormatividade | pt_BR |
dc.subject | Educational practice | en |
dc.subject | Gender and sexuality | en |
dc.subject | Diversity | en |
dc.subject | Professional and technological education | en |
dc.subject | Heteronormativity | en |
dc.subject | Cisnormativity | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.title.alternative | Not just blue and pink: sexual and gender diversity in professional and technological education | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-4243-7927 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-4678-2779 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-2459-0135 | pt_BR |
dc.description.affiliation | Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos Publicados - Belém |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_NemSóAzul.pdf | 350,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons