Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGEMAQUE, Robelania dos Santos-
dc.creatorCAVALCANTE, Natália Conceição Silva Barros-
dc.creatorJESUS, Jaqueline Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728154306355230pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2204453352337696pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0121194567584126pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-02T12:20:36Z-
dc.date.available2023-10-02T12:20:36Z-
dc.date.issued2021-11-21-
dc.identifier.citationGEMAQUE, Robelania dos Santos; CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros; JESUS, Jaqueline Gomes de. Nem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, v. 2, n. 21, dez. 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477. Acesso em: .pt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage19pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15628/rbept.2021.13516pt_BR
dc.identifier.issn2447-1801pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/477-
dc.description.abstractThe access and permanence of students and education workers outof heteronormative and cisnormative models are concerns increasingly present in Professional and Technological Education. This article proposes a contextualized analysis, based on a study carried out in Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo EETEPA-CACAU-ICOARACI State School, which aimed to build an educational practice on Gender and Sexuality in Integrated High School. It is concluded that the importance given narratively to Gender and Sexuality is not accompanied by practices that not only make this diversity visible, but also break silencing or trials to homogenize different gender identities and sexual orientations in everyday school life.en
dc.description.resumoO acesso e a permanência de discentes e trabalhadores da educação fora dos modelos heteronormativos e cisnormativos são preocupações cada vez mais presentes na Educação Profissional e Tecnológica. O presente artigo propõe uma análise contextualizada, a partir de estudo realizado na Escola Estadual Tecnológica Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo EETEPA-CACAU-ICOARACI, que teve como objetivo construir uma prática educativa sobre Gênero e Sexualidade no Ensino Médio Integrado. Conclui-se que a importância dada a Gênero e Sexualidade não é necessariamente acompanhada de práticas que rompam silenciamentos ou tentativas de homogeneizar diferentes identidades de gênero e orientações sexuais no cotidiano escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2023-08-22T20:17:09Z No. of bitstreams: 1 Artigo_NemSóAzul.pdf: 358787 bytes, checksum: 5c3098e8854e02158def5229c539079b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br), reason: sem licença on 2023-09-20T12:11:46Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2023-09-20T19:57:52Z No. of bitstreams: 2 Artigo_NemSóAzul.pdf: 358787 bytes, checksum: 5c3098e8854e02158def5229c539079b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-10-02T12:20:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_NemSóAzul.pdf: 358787 bytes, checksum: 5c3098e8854e02158def5229c539079b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-02T12:20:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_NemSóAzul.pdf: 358787 bytes, checksum: 5c3098e8854e02158def5229c539079b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13516/pdfpt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectCisnormatividadept_BR
dc.subjectEducational practiceen
dc.subjectGender and sexualityen
dc.subjectDiversityen
dc.subjectProfessional and technological educationen
dc.subjectHeteronormativityen
dc.subjectCisnormativityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNem só azul e rosa: diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.title.alternativeNot just blue and pink: sexual and gender diversity in professional and technological educationen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4243-7927pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4678-2779pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2459-0135pt_BR
dc.description.affiliationSecretaria Executiva de Educação do Estado do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Publicados - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_NemSóAzul.pdf350,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons