Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEVES, Miranilde Oliveira-
dc.creatorSOUSA, Aliene da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0808325332996338pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-16T12:15:34Z-
dc.date.available2023-10-16T12:15:34Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationNEVES, Miranilde Oliveira; SOUSA, Aliene da Silva. A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 12., 2019, Castanhal. Anais [...] Belém: IFPA, 2020. p. 679-691. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/491. Acesso em:pt_BR
dc.citation.spage679pt_BR
dc.citation.epage691pt_BR
dc.identifier.issn9786587415048pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/491-
dc.description.abstractThis study aims to present a research developed at a Federal Institute of Education in the interior of the Northern Region of Brazil, in the State of Pará, and developed around the teacher training and the student self-assessment process. Have been part of the research thirty students, from the first semester of a degree in Computer Science. It was a qualitative approach focused on the perceptions about the influence of self-assessment on the training of future teachers. Freire (1987), (1991), (1992), (1997), (2001); Osório (2005); Imbernón (2009); Pimenta and Anastasiou (2010); Luckesi (2011); Hoffmann (2014); Formosinho et al (2014) e (2015) are among the main authors that support this work. The results showed that self-assessment allowed students to fulfill the following categories of knowledge construction with excellence: meaning, problematization, praxis, criticality, continuity-rupture, historicity and totality. It can be concluded that it is important to promote self-assessment, among other modalities, in higher education and that there are still many issues that need to be reviewed, starting with the already established evaluation processes that often focus on the overall evaluation, that appear around the student and take the teacher out of the scene.en
dc.description.resumoEste estudo objetiva apresentar uma pesquisa desenvolvida em um Instituto Federal de Educação no interior da Região Norte do Brasil, no Estado do Pará e se desenvolveu em torno da formação permanente do professor e do processo de autoavaliação discente. Fizeram parte da pesquisa trinta estudantes, do primeiro semestre de um curso de Licenciatura em Informática. Foi seguida uma abordagem qualitativa centrada nas percepções sobre a influência da autoavaliação na formação dos futuros docentes. Freire (1987), (1991), (1992), (1997), (2001); Osório (2005); Imbernón (2009); Pimenta e Anastasiou (2010); Luckesi (2011); Hoffmann (2014); Formosinho et al (2014) e (2015) estão entre os principais autores que embasam este trabalho. Os resultados demonstraram que a autoavaliação permitiu que os estudantes cumprissem com excelência as seguintes categorias da construção do conhecimento: significação, problematização, práxis, criticidade, continuidade-ruptura, historicidade e totalidade. Pode-se concluir que é importante promover a autoavaliação, dentre outras modalidades, no ensino superior e que ainda existem muitas questões que precisam ser revistas, a começar pelos processos já instaurados de avaliação que, muitas vezes, focam-se na avaliação somatória, figuram em torno do estudante e tiram de cena o professor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2023-09-12T17:41:29Z No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_FormacaoPermenenteProfessor.pdf: 251124 bytes, checksum: 0de073354a6d5b2b41df16da3d57b083 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-10-16T12:15:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_FormacaoPermenenteProfessor.pdf: 251124 bytes, checksum: 0de073354a6d5b2b41df16da3d57b083 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-16T12:15:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_FormacaoPermenenteProfessor.pdf: 251124 bytes, checksum: 0de073354a6d5b2b41df16da3d57b083 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.relation.ispartofSICOOPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação permanente do professorpt_BR
dc.subjectSelf-assessmenten
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectThe permanent teacher trainingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8684-4057pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationSecretaria Municipal de Educação e Cultura de Tucuruípt_BR
dc.subject.themeEducação Profissional e Tecnológica, educação do Campo e Educação de Jovens e Adultospt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_FormacaoPermenenteProfessor.pdf245,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons