Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBENTES, Haroldo de Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430452293158533pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T12:57:31Z-
dc.date.available2023-12-15T12:57:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBENTES, Haroldo de Vasconcelos (org.). Experimentos com a iniciação científica na educação profissional. Belém : EdIFPA, 2018. Disponível em:----. Acesso em:---.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-62855-72-6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/501-
dc.descriptionSUMÁRIO Introdução Os Fundamentos do Currículo Integrado: desafios e possibilidades na aprendizagem do PROEJA O Diálogo entre Teoria e Prática no PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Reflexões acerca da Aprendizagem do PROEJA-IFPA: os Desafios das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Perspectiva da Integração Curricular Tecnologias Digitais e a Prática Pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém EJA (PROEJA): Perspectivas de Aprendizagens entre Sonhos e Lutas Formação do Professor: Cursos e Disciplinas do Ensino Superior Público Belenense que Discutem as Questões Étnico-Raciais Filosofia e Trabalho: Uma Reflexão no Limiar da Sobrevivência e da Liberdade no Contexto da Iniciação Científica A Autonomia dos Sujeitos do Campo: Métodos e Identidades Educação do Campo Adaptando Métodos Pedagógicos: Proposta para EJA sem Evasão nas Comunidades Quilombolas Práticas Cidadãs nos Espaços Escolares: Construção Integral Interdisciplinar de Saberes no Ensino Médio Integrado Experimentos Curriculares na Intersecção da Educação Básica e Formação de Professores Formação Integral na Extensão dos Termos Politecnia e Tecnologia: Metodologia de Estudos Acesso ao PROFEPT Apêndice Os Autorespt_BR
dc.description.resumoA obra Experimentos com a Iniciação Científica na Educação Profissional, organizada por Haroldo de Vasconcelos Bentes e publicada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará apresenta-se como um muito importante contributo para todos e todas que atuam na formação inicial de professores. A obra integra um vasto relato de experiências onde a pesquisa no processo de formação assume um lugar de relevo, dando visibilidade a uma conceção de professor que não se esgota no domínio tecnicista das didáticas. A defesa de uma concepção de professor que é simultaneamente um pesquisador e um profissional reflexivo na senda do defendido por Schone que perpassa todos os capítulos estabelece uma ruptura profunda na forma, cada vez mais hegemônica, de conceber a profissão docente como uma profissão de execução e, portanto predominantemente instrumental e ideologicamente neutra. Esta postura crítica que recusa encarar epistemologicamente a “prática” como “aplicação” da teoria, conduz a reequacionar a relação entre formação inicial e prática docente, como os vários capítulos tão bem ilustram. A superação da concepção redutora do professor como executante está patente no lugar de destaque que a pesquisa assume na formação inicial dos professores do IFPA, Campus de Belém transformando, como o organizador refere, ‘os saberes científicos em saberes de ensino’ e na valorização das dimensões coletivas e contextuais da aprendizagem profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2023-11-07T20:50:20Z No. of bitstreams: 1 Livro_ExperimentosComaIniciação.pdf: 3021435 bytes, checksum: 99aa16456362068e024be247d8aceabc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2023-12-15T12:57:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Livro_ExperimentosComaIniciação.pdf: 3021435 bytes, checksum: 99aa16456362068e024be247d8aceabc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-15T12:57:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Livro_ExperimentosComaIniciação.pdf: 3021435 bytes, checksum: 99aa16456362068e024be247d8aceabc (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsEdIFPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDigitalpt_BR
dc.source.urihttps://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567505pt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectProfessor - formaçãopt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleExperimentos com a iniciação científica na educação profissionalpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6919-2360pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.contributor.organizerBENTES, Haroldo de Vasconcelos-
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/1430452293158533pt_BR
dc.contributor.organizerORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6919-2360pt_BR
dc.contributor.affiliationOrganizerInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Livros - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_ExperimentosComaIniciação.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons