Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal, Emmanoel Martins-
dc.creatorGomes, Luiza M. F.-
dc.creatorPires, Rosineide R.-
dc.creatorPereira, Simone de Fátima Pinheiro-
dc.creatorCosta, Renan Arruda da-
dc.creatorSouza, Alan Marcel Fernandes de-
dc.creatorSousa Junior, Pedro Moreira-
dc.creatorSilva, Cléber Silva e-
dc.creatorCosta, Hemilton Cardoso da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2804645674320591pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6059412003152989pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6125549475003968pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749896733643775pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3194428833833524mmpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7673237583688618pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340983975020489pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-16T20:09:07Z-
dc.date.available2024-09-16T20:09:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLEAL, Emmanoel Martins; GOMES, Luiza M. F.; PIRES, Rosineide R.; PEREIRA, Simone de Fátima Pinheiro; COSTA, Renan Arruda da; SOUZA, Alan Marcel Fernandes de; SOUSA JUNIOR, Pedro Moreira; SILVA, Cléber Silva e; COSTA, Hemilton Cardoso da. Everyday actions in science teaching: a case study in public and private schools. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, e56111536899, 2022. Disponível em: ... Acesso em: ...pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.citation.spagee56111536899pt_BR
dc.identifier.doiDOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i15.36899pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/532-
dc.description.abstractScience teaching has been guided by different trends that are still used in the classroom today. More recently, the concern with developing experimental activities began to have a strong presence in teaching projects and teacher training courses. In the municipality of Abaetetuba-PA, located in the Amazon, most education professionals do not pay attention to the fact that everyday situations are directly linked to scientific knowledge. This article was intended to approach methodological actions of everyday life at school, seeking support in the empirical knowledge of students so that they can use the academic knowledge acquired in the classroom to understand and solve problems of daily life. The socioeconomic characteristics of the students were analyzed and ten experiments in the area of science were related to daily life, to the syllabus, and applied to 60 students from the 4th grade of an elementary school in the municipal education network (public) and in a private school. All experiments applied with this methodology had widespread acceptance among students and proved to be effective in students' performance. Through the ANOVA calculation, it was found that there were no significant differences for most of the answers between the students of the two schools.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências tem sido pautado por diferentes tendências que ainda hoje são utilizadas em sala de aula. Mais recentemente, a preocupação em desenvolver atividades experimentais passou a ter forte presença em projetos de ensino e cursos de formação de professores. No município de Abaetetuba-PA, localizado na Amazônia, a maioria dos profissionais da educação não se atenta ao fato de que as situações cotidianas estão diretamente ligadas ao conhecimento científico. Este artigo teve como objetivo abordar ações metodológicas do cotidiano escolar, buscando respaldo no conhecimento empírico dos alunos para que possam utilizar os conhecimentos acadêmicos adquiridos em sala de aula para compreender e resolver problemas do cotidiano. As características socioeconômicas dos alunos foram analisadas e dez experimentos na área de ciências foram relacionados ao cotidiano, ao currículo, e aplicados a 60 alunos da 4ª série do ensino fundamental de uma rede municipal de ensino (pública) e de um escola particular. Todos os experimentos aplicados com essa metodologia tiveram ampla aceitação entre os alunos e se mostraram eficazes no desempenho dos alunos. Através do cálculo ANOVA, verificou-se que não houve diferenças significativas para a maioria das respostas entre os alunos das duas escolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2024-03-14T20:26:54Z No. of bitstreams: 1 Artigo_EverydayActionsinScience.pdf: 285988 bytes, checksum: a125461bb2a2bbe540ebe5ce1c15151a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2024-09-16T20:09:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_EverydayActionsinScience.pdf: 285988 bytes, checksum: a125461bb2a2bbe540ebe5ce1c15151a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-16T20:09:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_EverydayActionsinScience.pdf: 285988 bytes, checksum: a125461bb2a2bbe540ebe5ce1c15151a (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageengpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.ispartofResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectAmazonpt_BR
dc.subjectLife experiencept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectExperiência de vidapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEveryday actions in science teaching: a case study in public and private schoolspt_BR
dc.title.alternativeAções cotidianas no ensino de ciências: um estudo de caso em escolas públicas e privadaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4499-5102pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-1043-4606pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-1424-1687pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2556-211Xpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6329-2237pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-1656-5714pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6964-562Xpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7086-8751pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2366-0728pt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal Rural da Amazôniapt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Publicados - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EverydayActionsinScience.pdf279,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons