Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Maria Jacione da Silva | - |
dc.creator | Neves, Miranilde Oliveira | - |
dc.creator | Suzuki, Júlio César | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5205178343130710 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1925579730007629 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4360471897465420 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T14:43:50Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T14:43:50Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Freitas, Maria Jacione da Silva; Neves, Miranilde Oliveira; Suzuki, Júlio César. Ensino, Educação e Ciências Humanas, v.25, n.2, p. 364-371, 2024 | pt_BR |
dc.citation.volume | 25 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 364 | pt_BR |
dc.citation.epage | 371 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n2p364-371 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-8733 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/549 | - |
dc.description.abstract | Reflecting on the importance of continuing training in rural schools, particularly with regard to the social practices of languages developed by educators in the Amazon region of Pará, requires a detailed look, since we start from the assumption that educators with contextualized training and within the local reality will be able to contribute with greater emphasis to the critical and reflective learning of the students who learn. With this in mind, the general aim of this study was to understand the process of continuous teacher training focused on social language practices and how it relates to rural education. In this way, we opted for a qualitative approach. The data was collected through a focus group made up of eight teachers from the center where the investigation took place: the Tessalônica educational center, located in the village of Tessalônica, in Irituia-Pará. The experience allowed pedagogical practices to be seen in the context of social language practices, with greater interaction. The results revealed the need for ongoing training, as well as pedagogical material that dialogues with the reality of the countryside. The research contributed to involving the school community in training during workshops that were given and generated a pedagogical notebook built in partnership with the participants, but it can be inferred that there is still a need for further studies on the subject, which can contribute on a larger scale to this discussion. | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao se refletir sobre a importância da formação contínua nas escolas do campo, particularmente, no que tange às práticas sociais de linguagens desenvolvidas por educadores na Amazônia Paraense, surge a necessidade de um olhar minucioso, uma vez que, partimos do pressuposto de que o educador, tendo formação contextualizada e dentro da realidade local, poderá contribuir com maior ênfase para uma aprendizagem crítica e reflexiva dos estudantes para os quais leciona. Neste sentido, este estudo teve o objetivo geral de compreender o processo de formação contínua dos professores voltado para as práticas sociais de linguagens e como ele se relaciona com a educação do campo. Desse modo, optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa. O levantamento de dados ocorreu por meio de um grupo focal formado por oito professores do polo onde aconteceu a investigação: polo educacional de Tessalônica, localizado na Vila de Tessalônica, em Irituia-Pará. A experiência permitiu perceber as práticas pedagógicas no âmbito das práticas sociais de linguagens, com maior interação. Os resultados revelaram a necessidade de formação contínua, como também de material pedagógico que deva dialogar com a realidade do campo. A pesquisa contribuiu no sentido de envolver a comunidade escolar na formação, durante oficinas que foram ministradas e gerou um caderno pedagógico construído em parceria com os participantes, mas pode-se inferir que ainda existe a necessidade de novos estudos sobre a temática, os quais podem contribuir em larga escala para essa discussão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2025-01-06T18:11:19Z No. of bitstreams: 1 Artigo_FormaçãoProfessoresCampo.pdf: 310513 bytes, checksum: 1b672b0777e6656b694dc2cff552fe50 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2025-01-09T14:43:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_FormaçãoProfessoresCampo.pdf: 310513 bytes, checksum: 1b672b0777e6656b694dc2cff552fe50 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-09T14:43:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_FormaçãoProfessoresCampo.pdf: 310513 bytes, checksum: 1b672b0777e6656b694dc2cff552fe50 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Kroton Educacional | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ensino, Educação e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Formação contínua | pt_BR |
dc.subject | Irituia | pt_BR |
dc.subject | Rural education | pt_BR |
dc.subject | Continuing training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
dc.title | Formação de professores do campo na Amazônia Paraense: um olhar sobre as práticas sociais de linguagens | pt_BR |
dc.title.alternative | Rural teachers training in the Paraense Amazon: a look at about social language practices | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-3708-5469 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-4247-3060 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0001-7499-3242 | pt_BR |
dc.description.affiliation | Conselho Municipal de Educação Mãe do Rio - PA, CME/SEMED/PMMR | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_FormaçãoProfessoresCampo.pdf | 303,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons