Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Maria Jacione da Silva-
dc.creatorNeves, Miranilde Oliveira-
dc.creatorSuzuki, Júlio César-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5205178343130710pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360471897465420pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-09T14:43:50Z-
dc.date.available2025-01-09T14:43:50Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFreitas, Maria Jacione da Silva; Neves, Miranilde Oliveira; Suzuki, Júlio César. Ensino, Educação e Ciências Humanas, v.25, n.2, p. 364-371, 2024pt_BR
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage364pt_BR
dc.citation.epage371pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n2p364-371pt_BR
dc.identifier.issn2447-8733pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/549-
dc.description.abstractReflecting on the importance of continuing training in rural schools, particularly with regard to the social practices of languages developed by educators in the Amazon region of Pará, requires a detailed look, since we start from the assumption that educators with contextualized training and within the local reality will be able to contribute with greater emphasis to the critical and reflective learning of the students who learn. With this in mind, the general aim of this study was to understand the process of continuous teacher training focused on social language practices and how it relates to rural education. In this way, we opted for a qualitative approach. The data was collected through a focus group made up of eight teachers from the center where the investigation took place: the Tessalônica educational center, located in the village of Tessalônica, in Irituia-Pará. The experience allowed pedagogical practices to be seen in the context of social language practices, with greater interaction. The results revealed the need for ongoing training, as well as pedagogical material that dialogues with the reality of the countryside. The research contributed to involving the school community in training during workshops that were given and generated a pedagogical notebook built in partnership with the participants, but it can be inferred that there is still a need for further studies on the subject, which can contribute on a larger scale to this discussion.pt_BR
dc.description.resumoAo se refletir sobre a importância da formação contínua nas escolas do campo, particularmente, no que tange às práticas sociais de linguagens desenvolvidas por educadores na Amazônia Paraense, surge a necessidade de um olhar minucioso, uma vez que, partimos do pressuposto de que o educador, tendo formação contextualizada e dentro da realidade local, poderá contribuir com maior ênfase para uma aprendizagem crítica e reflexiva dos estudantes para os quais leciona. Neste sentido, este estudo teve o objetivo geral de compreender o processo de formação contínua dos professores voltado para as práticas sociais de linguagens e como ele se relaciona com a educação do campo. Desse modo, optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa. O levantamento de dados ocorreu por meio de um grupo focal formado por oito professores do polo onde aconteceu a investigação: polo educacional de Tessalônica, localizado na Vila de Tessalônica, em Irituia-Pará. A experiência permitiu perceber as práticas pedagógicas no âmbito das práticas sociais de linguagens, com maior interação. Os resultados revelaram a necessidade de formação contínua, como também de material pedagógico que deva dialogar com a realidade do campo. A pesquisa contribuiu no sentido de envolver a comunidade escolar na formação, durante oficinas que foram ministradas e gerou um caderno pedagógico construído em parceria com os participantes, mas pode-se inferir que ainda existe a necessidade de novos estudos sobre a temática, os quais podem contribuir em larga escala para essa discussão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2025-01-06T18:11:19Z No. of bitstreams: 1 Artigo_FormaçãoProfessoresCampo.pdf: 310513 bytes, checksum: 1b672b0777e6656b694dc2cff552fe50 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2025-01-09T14:43:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_FormaçãoProfessoresCampo.pdf: 310513 bytes, checksum: 1b672b0777e6656b694dc2cff552fe50 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-09T14:43:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_FormaçãoProfessoresCampo.pdf: 310513 bytes, checksum: 1b672b0777e6656b694dc2cff552fe50 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherKroton Educacionalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.ispartofEnsino, Educação e Ciências Humanaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFormação contínuapt_BR
dc.subjectIrituiapt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.titleFormação de professores do campo na Amazônia Paraense: um olhar sobre as práticas sociais de linguagenspt_BR
dc.title.alternativeRural teachers training in the Paraense Amazon: a look at about social language practicespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3708-5469pt_BR
dc.creator.ORCID https://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.creator.ORCID https://orcid.org/0000-0001-7499-3242pt_BR
dc.description.affiliationConselho Municipal de Educação Mãe do Rio - PA, CME/SEMED/PMMRpt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_FormaçãoProfessoresCampo.pdf303,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons