Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/579
Tipo: | Dissertação |
Título: | Construindo pontes no IFPA: ações de acessibilidade para pessoas com deficiência |
Autor(es): | SANTOS, Patricia Lima |
Primeiro Orientador: | COSTA, Nívia Maria Vieira |
Resumo: | O presente trabalho trata das acessibilidades oferecidas na Educação Profissional e Tecnológica para as Pessoas com deficiência. Tendo como objetivo caracterizar as ações contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPA de vigência 2019-2023 para promoção de acessibilidades nos 18 campi desse instituto. E a partir dos resultados elaborar e implementar um produto educacional que contribua para o contexto de desenvolvimento das acessibilidades propostas pelo instituto. Buscou-se analisá-las por meio das legislações referentes aos direitos das Pessoas com Deficiência e dos conceitos e autores discutidos durante o Programa de Mestrado Profissional em Rede - ProfEPT, seguindo a linha das Práticas Educativas em educação Profissional e Tecnológica (EPT), da qual esta pesquisa faz parte. Os resultados demonstraram relevância e representatividade das ações propostas em todas as categorias de acessibilidade baseadas na legislação brasileira sobre inclusão. Se faz necessário, entretanto, maior entrosamento com os conceitos e práticas relativas à perspectiva inclusiva dos direitos humanos, assim como a divulgação e incentivo à comunidade escolar, inclusive às pessoas com deficiência, no envolvimento com as acessibilidades promovidas pelo instituto, e ainda, o mapeamento, na maior parte dos campi, das pessoas com deficiência enquanto clientela dessas acessibilidades. Conclui-se que o IFPA, numa perspectiva emancipatória e em confluência com as políticas relativas à inclusão social, ainda não apresenta um contexto totalmente adequado ao atendimento de pessoas com deficiência, mas vem buscando facilitar a elas, por meio de ações de acessibilidade, seu acesso e permanência na educação profissional e tecnológica. |
Abstract: | This work deals with the accessibility offered in Professional and Technological Education for People with disabilities. Aiming to characterize the actions contained in the IFPA Institutional Development Plan for 2019-2023 to promote accessibility on the 18 campuses of this institute. And based on the results, develop and implement an educational product that contributes to the context of developing the accessibility proposed by the institute. We sought to analyze them through legislation relating to the rights of People with Disabilities and the concepts and authors discussed during the Professional Master's Program in Network - ProfEPT, following the line of Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT), from which this research is part of. The results demonstrated relevance and representativeness of the proposed actions in all accessibility categories based on Brazilian legislation on inclusion. However, there is a need for greater interaction with the concepts and practices related to the inclusive perspective of human rights, as well as dissemination and encouragement to the school community, including people with disabilities, in involvement with the accessibility promoted by the institute, and also the mapping, on most campuses, people with disabilities as customers of these accessibility. It is concluded that the IFPA, from an emancipatory perspective and in confluence with policies related to social inclusion, still does not present a fully adequate context for serving people with disabilities, but has been seeking to facilitate them, through accessibility actions, their access and retention in professional and technological education. |
Palavras-chave: | Acessibilidade Inclusão Direitos humanos Educação profissional e tecnológica Pessoa com deficiência Accessibility Inclusion Human right Professional and technological education People with disabilitie |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
Sigla da Instituição: | IFPA |
Programa: | Programa de Pós- graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Pará, campus Belém |
Citação: | SANTOS, Patricia Lima. Construindo pontes no IFPA: ações de acessibilidade para pessoas com deficiência. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, 2023. Disponível em: ... Acesso em: ... |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/579 |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses - Belém |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_ConstruíndoPontesIFPA.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_ConstruíndoPontesIFPA.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons