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dc.contributor.advisor1REIS, Adebaro Alves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7556581653253546pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SANTANA, Ana Paula Palheta-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7693225212551390pt_BR
dc.creatorSILVA, Saulo Rafael Silva e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387044402057763pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-13T13:06:30Z-
dc.date.available2022-09-13T13:06:30Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Saulo Rafael Silva e. Registro e uso da marca como ferramenta de gestão da Cooperativa Agroindustrial extrativista das mulheres do município de Cametá - Pará. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: http://10.0.2.15:8080/jspui/handle/prefix/218. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/218-
dc.description.abstractSolidarity economy enterprises are increasingly in need of management tools for the development of their businesses, including tools that assist in the creation and dissemination of the visual identity, since most still commercialize their products and offer their services without differentiating from other competitors, practices which could be softened with the correct use of a brand. In order to confront this debate, the present work aimed at the realization of a study of the registration and use of the brand applied to the enterprises of solidarity economy aiming at the aggregation of value to the products and services offered with regional characteristics, through a methodological process of the case study in a cooperative of family farming constituted only by women, in the Amazon. The analysis was based on a theoretical framework that sought to discuss the innovation processes that stimulated rural development, family agriculture, cooperativism and women's participation in this context, as well as a detailed study on the registration and use of brands as a tool for management for adding value to a business, including enterprises that work with family farming products. To carry out the field research, it was made the choice of the agroindustrial and extractive cooperative of the women of the municipality of Cametá. Initially, the cooperative was diagnosed about the operation, challenges, brand use and strengthening strategies. From then on, an analysis was made of the new COOPMUC brand proposal, approved by the members, to verify the fulfillment of all the necessary requirements for the registration of the brand. With this step the protocol of the registration of the brand COOPMUC was made to be used as tool of aggregation of value to the products and services offered by the enterprise. Finally, it was identified that the cooperative has several positive attributes for the valorization of its brand, for that it is necessary that marketing actions are constructed aiming to give visibility to the products and services added to the brand and thus bring to the knowledge of the final consumers the advantages and differentials of the enterprise.en
dc.description.resumoOs empreendimentos de economia solidária necessitam cada vez mais de instrumentos de gestão para o desenvolvimento de seus negócios, incluindo ferramentas que auxiliem na criação e disseminação da identidade visual, pois a maioria ainda comercializa seus produtos e oferecem seus serviços sem diferenciação dos demais concorrentes, práticas que poderiam ser amenizadas com o uso correto de uma marca. Para enfrentar esse debate, o presente trabalho objetivou a realização de um estudo do registro e uso da marca aplicada aos empreendimentos de economia solidária visando a agregação de valor aos produtos e serviços ofertados com características regionais, por meio de um processo metodológico do estudo de caso em uma cooperativa de agricultura familiar constituída apenas por mulheres, na Amazônia paraense. A análise foi baseada em um referencial teórico que buscou discutir os processos de inovação que estimularam o desenvolvimento rural, a agricultura familiar, o cooperativismo e a participação feminina nesse contexto, além de fazer um estudo aprofundado sobre o registro e uso de marcas como ferramenta de gestão para agregação de valor a um negócio, incluindo os empreendimentos que trabalham com produtos da agricultura familiar. Para realizar a pesquisa de campo, foi feita a escolha da Cooperativa agroindustrial e extrativista das mulheres do município de Cametá. Inicialmente foi realizado o diagnóstico da cooperativa sobre o funcionamento, desafios, uso da marca e estratégias de fortalecimento. A partir de então foi feita uma análise da nova proposta de marca da COOPMUC, aprovada pelas sócias, para verificar o atendimento de todos os requisitos necessários ao registro da marca. Com essa etapa foi feito o protocolo do registro da marca COOPMUC para ser utilizada como ferramenta de agregação de valor aos produtos e serviços ofertados pelo empreendimento. Por fim, identificou-se que a cooperativa possui vários atributos positivos para a valorização de sua marca, para isso é necessário que sejam construídas ações de marketing objetivando dar visibilidade aos produtos e serviços agregados à marca e assim levarem ao conhecimento dos consumidores finais as vantagens e diferenciais do empreendimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by leontina cunha (leontina.cunha@ifpa.edu.br) on 2022-09-09T18:41:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_RegistroUsoMarca.pdf: 6382419 bytes, checksum: 6eacb685da5e396effb89cda55f25415 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectPropriedade industrialpt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectMarca registradapt_BR
dc.subjectBranden
dc.subjectIndustrial propertyen
dc.subjectTrademark registrationen
dc.subjectCooperativismen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.titleRegistro e uso da marca como ferramenta de gestão da Cooperativa Agroindustrial extrativista das mulheres do município de Cametá - Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8783-3157pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoGestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5177-8926pt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Parápt_BR
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