Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722578812600132pt_BR
dc.creatorPONTES, Agnaldo Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2491270124163017pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T14:10:04Z-
dc.date.available2023-03-24T14:10:04Z-
dc.date.issued2020-08-20-
dc.identifier.citationPONTES, Agnaldo reis. Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402-
dc.description.abstractThis present paper presents a research developed in the Program of Professional Masters in Rural Development and Management of Agri - food Developments of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, class of Paragominas. This paper aims to discuss and suggest new approaches that enable improvements in the teaching of mathematics through the insertion of Information and Communication Technologies from the preparation of a didactic sequence for teaching and learning of metric relations in the right triangle using GeoGebra. From the data collected through questionnaires, it was possible to understand the perception of teachers and students regarding the uses of Information and Communication Technologies - ICTs in teaching and learning of mathematics. Mathematics teachers recognize the importance of technological resources for the teaching of mathematics, however, it is observed that the teaching of mathematics, practiced by them, continues to replicate the traditional method of teaching this discipline. With the information collected, after the validation of the didactic sequence, the benefits that ICT can bring to teaching and learning in mathematics are evidenten
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, turma de Paragominas. Teve por objetivo discutir e sugerir novas abordagens que possibilitam melhorias no ensino de matemática por meio da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação a partir da elaboração de uma sequência didática para o ensino e aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo utilizando o GeoGebra. A partir dos dados coletados, por meio dos questionários, foi possível compreender a percepção dos professores e alunos a respeito do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no ensino e aprendizagem em matemática. Os professores de matemática entrevistados reconhecem a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de matemática, entretanto, observa-se que o ensino de matemática, por eles praticado, continua replicando o método tradicional de ensinar essa disciplina. Com as informações coletadas, após a validação da sequência didática, ficaram evidente os benefícios que as TIC podem trazer para o ensino e aprendizagem em matemáticapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by leontina cunha (leontina.cunha@ifpa.edu.br) on 2023-01-18T13:10:10Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_UmaAbordagemRelações.pdf: 1569757 bytes, checksum: 82c45e603edeef8cc32793ae1515464b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-03-24T14:10:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_UmaAbordagemRelações.pdf: 1569757 bytes, checksum: 82c45e603edeef8cc32793ae1515464b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-24T14:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_UmaAbordagemRelações.pdf: 1569757 bytes, checksum: 82c45e603edeef8cc32793ae1515464b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectGeometryen
dc.subjectCountryside educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpt_BR
dc.titleUma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.linhadepesquisaGestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações e teses - Castanhal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_UmaAbordagemRelações.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons