Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/424
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722578812600132pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MOURÃO, Keila Renata Moreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7577006494436444pt_BR
dc.creatorCIESLAK, Igor de Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7494527417615299pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-11T14:56:27Z-
dc.date.available2023-05-11T14:56:27Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationCIESLAK, Igor de Albuquerque. Criação de laboratórios virtuais para a aquicultura. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/424. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/424-
dc.description.abstractThe present study presents the trajectory for the production of the Game Aquafish Simulator, the genre simulation, thought for the teaching of aquaculture, with the plot happening in the scenario of the Ifpa/Advanced Campus Vigia, in the homonymous municipality, in the state of Pará. The main objectives of this study are: a) that the teaching by means of virtual laboratories cause satisfaction, fun, enjoyable, captivating (motivating) and interesting; b) that the virtual laboratories are completely in agreement with the theory taught in room; c) that the student can better understand the themes presented in the virtual laboratories; d) that the student feels challenged in the activities proposed in the virtual laboratories and; e) that the game will be able to promote immersion. The methodology adopted has been outlined by reconciling the needs of the labor market (composed by farmers and public managers) and the academy (composed by students and teachers) in the definition of laboratories and aquatic species to be simulated. This population was consulted via closed questionnaires. It was also necessary to use focal group to fill in the Game Design Document (GDD) or also known as design documentation of digital games. For the conclusion of the game was necessary to produce 4.976 files distributed between images, sounds, sound effects, cutscenes and XML files, in addition to 8.327 lines of programming code. The game was developed for Multiplatforms, namely: computers with Windows 32-bits operating system, Windows 64-bits Linux 32-bits, 64-bits Linux, Android and iOs phones, tablets and websites in HTML5. The alpha version of the game was tested with students and teachers of Advanced Campus Vigia to get feedback. At the end of the work, users testers of the game almost unanimously confirmed that the game has proved to be quite successful in relation to the purposes suggested for the same and a win for the teaching of aquaculture and fisheries resources of the Advanced Campus Vigiaen
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a trajetória para a produção do game Aquafish Simulator, do gênero simulação, pensado para o ensino de aquicultura, com o enredo acontecendo no próprio cenário do IFPA/Campus Avançado Vigia, no município homônimo, no estado do Pará. Os principais objetivos do trabalho são: a) que o ensino por meio dos laboratórios virtuais cause satisfação, seja divertido, agradável, cativante (motivador) e interessante; b) que os laboratórios virtuais estejam completamente de acordo com a teoria ensinada em sala; c) que o aluno consiga compreender melhor os temas apresentados nos laboratórios virtuais; d) que o aluno se sinta desafiado nas atividades propostas nos laboratórios virtuais e; e) que o game seja capaz de promover imersão no conhecimento. A metodologia adotada foi delineada conciliando as necessidades específicas do mercado de trabalho (composto por aquicultores e gestores públicos) e da academia (composto por alunos e professores) na definição dos laboratórios e das espécies aquáticas a serem simuladas. Essa população foi consultada via questionários fechados. Também se fez necessário utilizar de grupo focal para o preenchimento do Game Design Document (GDD) ou também conhecido como documentação de design de jogos digitais. Para conclusão do game foi necessário elaborar 4.976 arquivos distribuídos entre imagens, sons, efeitos sonoros, cutscenes e arquivos XML, além de 8.327 linhas de código de programação. O game foi desenvolvido para multiplataformas, a saber: computadores com sistema operacional Windows 32 bits, Windows 64 bits, Linux 32 bits, Linux 64 bits, celulares Android e iOs, tablets e sites em HTML5. A versão alpha do game foi testada com alunos e professores do Campus Avançado Vigia para obter feedbacks. Ao final do trabalho, os usuários testadores do game quase que unanimemente confirmam que o game mostrou-se completamente exitoso no tocante aos propósitos aventados para o mesmo e uma conquista para o ensino de aquicultura e recursos pesqueiros do Campus Avançado Vigia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by leontina cunha (leontina.cunha@ifpa.edu.br) on 2023-03-30T20:09:07Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CriaçãoLaboratoriosVirtuais.pdf: 12212356 bytes, checksum: 15d3241fc9934af579b768412c85e920 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-05-11T14:56:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CriaçãoLaboratoriosVirtuais.pdf: 12212356 bytes, checksum: 15d3241fc9934af579b768412c85e920 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-11T14:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CriaçãoLaboratoriosVirtuais.pdf: 12212356 bytes, checksum: 15d3241fc9934af579b768412c85e920 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectJogo de simulaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem virtualpt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectSimulation gameen
dc.subjectVirtual learningen
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleCriação de laboratórios virtuais para a aquiculturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.linhadepesquisaGestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações e teses - Castanhal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_CriaçãoLaboratoriosVirtuais.pdf11,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons