Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorCUNHA, Aldilene Pereira-
dc.creatorSILVA, Eduardo Souza da-
dc.creatorLEAL, Mayara Mendes-
dc.creatorSALES, Reinaldo Eduardo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3240352563038783pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5504809611081936pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-22T14:08:19Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-22T14:08:19Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.identifier.citationCUNHA, Aldilene Pereira; SILVA, Eduardo Souza da; LEAL, Mayara Mendes; SALES, Reinaldo Eduardo da Silva. Importância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campo. Revista Campo da História, Curitiba, v.7, n.1, p.421-437, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434. Acesso em:pt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage421pt_BR
dc.citation.epage437pt_BR
dc.identifier.doi10.55906/rcdhv7n1-030pt_BR
dc.identifier.issn2526-3943pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/434-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the importance, insertion and difficulties faced for the application of recreational activities in the educational context of the Juarez Silva School, located in the rural area of the municipality of Garrafão do Norte, state of Pará. Five teachers from Early Childhood Education to the 5th Year of Elementary School took part in the research, whose data collection took place through a questionnaire that, after being applied, the data were tabulated and served as a basis for the presentationof the research results. The results showed that through play, learning becomes more meaningful, given that it is a facilitating element in the student's development process. In addition, it was noticed that it is inserted through games and in school planning. Finally, it is important to highlight that the main difficulties faced for the insertion of the ludic in the pedagogical practice are the lack of pedagogical materials and the resistance on the part of the majority of fathers, mothers and guardianspt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a importância, inserção e dificuldades enfrentadas para a aplicação de atividades lúdicas no contexto educativo da Escola Juarez Silva, localizada na zona rural do município de Garrafão do Norte, estado do Pará. Fizeram parte da pesquisa 5 professoras da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário que depois de aplicado, os dados foram tabulados e serviram de base para a apresentação dos resultados da pesquisa. Os resultados demonstraram que por meio do lúdico a aprendizagem se torna mais significativa, tendo em vista que ele é um elemento facilitador no processo de desenvolvimento do estudante. Além disso, foi percebido que ele está inserido por meio de jogos e no planejamento da escola. Por fim, é importante destacar que as principais dificuldades enfrentadas para a inserção do lúdico na prática pedagógica são a falta de materiais pedagógicos e a resistência por parte da maioria dos pais, mães e responsáveis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by gisela danin (gisela.danin@ifpa.edu.br) on 2023-03-13T16:26:49Z No. of bitstreams: 1 Artigo de periodico_importânciainserçãodificuldades.pdf: 230098 bytes, checksum: db195b073abef207a5ab7a5ee2bff20a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br), reason: este documento esta sem a licença. on 2023-03-20T14:58:10Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by gisela danin (gisela.danin@ifpa.edu.br) on 2023-03-20T16:37:49Z No. of bitstreams: 2 Artigo de periodico_importânciainserçãodificuldades.pdf: 230098 bytes, checksum: db195b073abef207a5ab7a5ee2bff20a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-05-22T14:08:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo de periodico_importânciainserçãodificuldades.pdf: 230098 bytes, checksum: db195b073abef207a5ab7a5ee2bff20a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-22T14:08:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo de periodico_importânciainserçãodificuldades.pdf: 230098 bytes, checksum: db195b073abef207a5ab7a5ee2bff20a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora Campo da Históriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Campo da Históriapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.sourceDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectDificuldadept_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectImportânciapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPlayfulen
dc.subjectImportanceen
dc.subjectDifficultieen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleImportância, inserção e dificuldades para a realização de atividades lúdicas em uma escola do campopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6022-6384pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-9547-8098pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Publicados - Belém

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_ImportânciaInserçãoDificuldades224,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons