Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/582
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1MAGALHÃES, Priscila Giselli Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403223855512240pt_BR
dc.creatorPEREIRA, Roberta Aline Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8466598584020951pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T14:54:42Z-
dc.date.available2025-03-18T14:54:42Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPEREIRA, Roberta Aline Rodrigues. Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Conceição do Araguaia. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, 2025. Disponível em: ... Acesso em: ...pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/582-
dc.description.abstractThis study is linked to the Postgraduate Program in Professional and Technologica l Education (ProfEPT), and adheres to the research line: Educational Practices in Professional and Technological Education and to the macro research project: Incl us ion and Div ersity in Formal and Non Formal Teaching Spaces in Professional and Technological Education, with the theme: Accessibility and Inclusion of People with Disabilities at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará. The gen er al objectiv e was to understand the process of accessibility and educational inclusion of peo ple with disabilities at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, Conceição do Araguaia campus, based on the perception of students wit h disabilitie s, regularly enrolled at this campus. This research used a qualitative and explor atory approach. The relevance of this research is based on three dimensions: subjective, social and academic, and is based on theoretical references selected from i mportant sc ientific studies related to the theme in question, considering central categories such as Professional and Technological Education; People with disabilities; Inclusion and Accessibility, delimited by means of a methodological path that include d stages such as observation, bibliographic and documentary research, interviews with students with disabilities, data collection, analysis, discussion of results and also the elaboration of an educational product. The collected data were submitted to Disc ur sive Textua l Analysis, through theoretical analysis and interpretation via unitarization, ca tegorization and construction of metatext. As a result, it was found that there are considerable advances from the work developed by the NAPNE team, however there a re limits, challenges and structural and institutional demands for the qualitative implement ation of accessibility and educational inclusion of students with disabilities at IFPA campus Conceição do Araguaia. It is concluded, therefore, that there are st ru ctural and institutional barriers that hinder and compromise the process of realizing the ri ght to permanence and student success of students with disabilities. Thus, an educational product was additionally developed entitled: “Guide to inclusion and acc es sibility”, a teaching material, with accessibility resources and which presents information on rights and inclusive, accessibility and anti ableist strategies aimed at the entire academic community of IFPA.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação e m Educação Profissional e Tecnológic a (ProfEPT) ProfEPT), e tem aderência à linha de pe sq uisa: Prátic as Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e ao macroprojeto de pesquisa: Inclusão e Diversidade em Espaços Formais e não Formais de Ensino em Educação Pr ofissional e Tecnológica , tem como temática: A cessibilidade e Inclusão da Pess oa com deficiê ncia no Ins tituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará . O obj etivo geral foi compreender o processo de acessibilidade e inclusão educacional da pessoa com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará , campus Conceição do Araguaia, a partir da percepção de estudantes pessoas com deficiência, regularmente matriculados neste referido campus . Esta pesquisa utilizou abordagem qualitativa e de caráter exploratório A relevância desta pesquisa se assenta em três dimensões : subjetiva, social e acadêmica e se fundamentada em referenciai s teóricos selecionados a partir de estudos científicos importantes relacionados à temática em que estão, tendo em vista categorias c entrais como Educação Profissional e Tecnológica; Pessoa com deficiência; Inclusão e Acessibilidade, delimitada por meio de um percurso metodológico que compreende u etapas como a observação, a pesquisa bibliográfica e documental, entrevista s com estudantes com deficiência , coleta de dados, análise, discussão de resultados e ainda a elaboração de um produto educacional . Os dados coletados foram submetidos a Análise Textual Discursiva , por meio de análise e interpretação teórica via unitarização, categorização e construção de metatexto. Como resultado, verificou se que há avanços consideráveis a partir do trabalho desenvolvido pela equipe do NAPNE, porém há limites, desafios e demandas estruturais e institucionais para que se efetive qualitativamente a acessibilidade e inclusão educacional de estudantes com deficiência no IFPA campus Conceição do Araguaia. Conclui-se , que há existência de barreiras estruturais e institucionais que dificultam e comprometem o processo da efetivação do direi o à permanência e êxito estudantil d e alunos com deficiência. Assim, adicionalmente, foi elaborado um produto educacional intitulado: Guia para inclusão e acessibilidade”, um material didático, com recursos de acessibilidade e que apresenta informações sobre direitos e estratégias inclusivas, de acessibilidade e anticapacitistas voltado para toda comunidade acadêmica do IFPA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2025-03-13T20:09:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_AcessibilidadeInclusãoPessoa.pdf: 3935177 bytes, checksum: 4f44ff9fa1e7156b05927977bcae79b0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2025-03-18T14:54:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_AcessibilidadeInclusãoPessoa.pdf: 3935177 bytes, checksum: 4f44ff9fa1e7156b05927977bcae79b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-18T14:54:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_AcessibilidadeInclusãoPessoa.pdf: 3935177 bytes, checksum: 4f44ff9fa1e7156b05927977bcae79b0 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós- graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Pará, campus Belémpt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectProfessional and technological educationpt_BR
dc.subjectPerson with disabilitiept_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAcessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Conceição do Araguaiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducação profissional tecnológicapt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações e Teses - Belém

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_AcessibilidadeInclusãoPessoa.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons