Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/609
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorASSUNÇÃO, Jade Camila de Oliveira-
dc.creatorCRUZ, Sarah Figueiredo da-
dc.creatorRIBEIRO, Suezilde da Conceição Amaral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3008145380033200pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299820668213399pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3519207052266437pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-14T15:37:48Z-
dc.date.available2025-05-14T15:37:48Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Jade Camila de Oliveira; CRUZ, Sarah Figueiredo da; RIBEIRO, Suezilde da Conceição Amaral. Metodologias ativas e a educação de jovens e adultos: um estudo do ensino de ciências e biologia. Rev. Pemo - Práticas Educativas, Memórias e Oralidade, Fortaleza, v. 6, n. e13671, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/609. Acesso em: ---.pt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issuee13671pt_BR
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13671pt_BR
dc.identifier.issn2675-519Xpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/609-
dc.description.abstractYoung people and adults who return to school require engaging methodologies that can stimulate their pursuit of knowledge, rather than lead to school dropout in the face of a traditional model that does not consider the particularities of its students. Given the importance of this issue, a bibliographic study was conducted on active methodologies applied to the teaching of Science and Biology in Youth and Adult Education (EJA). The research aimed to outline a profile of the bibliographies by analyzing the effectiveness of different methodological concepts and approaches on the subject. For this purpose, 11 articles from the past seven years were selected, using academic platforms such as Google Scholar, Scielo, and CAPES. A heterogeneity in the methodologies used was observed, which proved to be excellent tools for fostering differentiated and efficient teaching, as well as promoting greater socialization between student and teacher, student-to-student interaction, and enhancing their confidence as active protagonists in their learning process.en
dc.description.resumoOs jovens e adultos que retornam à escola necessitam de metodologias atrativas que possam estimular a busca pelo conhecimento, ao invés da evasão escolar diante de uma escola com modelo tradicional que não observa as particularidades de seus estudantes. Dada a importância do tema, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das metodologias ativas aplicadas ao ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi traçar um perfil das bibliografias e analisar a eficiência das diferentes concepções e abordagens metodológicas sobre o tema. Para isso, foram selecionados 11 artigos dos últimos sete anos, utilizando as plataformas acadêmicas: Google Scholar, Scielo e CAPES. Verificou-se uma heterogeneidade nas metodologias utilizadas, que se mostraram excelentes instrumentos para fomentar um ensino diferenciado e eficiente, além de uma maior socialização tanto estudante - professor, quanto a interação estudante-estudante, fortalecendo a confiança deles como protagonistas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2025-05-08T14:17:37Z No. of bitstreams: 1 Artigo_MetodologiasAtivasEducação.pdf: 283747 bytes, checksum: 93e7318441916102c18447771e185e47 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2025-05-14T15:37:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_MetodologiasAtivasEducação.pdf: 283747 bytes, checksum: 93e7318441916102c18447771e185e47 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-14T15:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_MetodologiasAtivasEducação.pdf: 283747 bytes, checksum: 93e7318441916102c18447771e185e47 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Cearápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUECEpt_BR
dc.relation.ispartofRev. Pemo, Fortalezapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducatione
dc.subjectActive methodologyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleMetodologias ativas e a educação de jovens e adultos: um estudo do ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies and youth and adult education: a study of science and biology teachinge
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0009-0008-2612-8711pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Publicados - Belém

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_MetodologiasAtivasEducação.pdf277,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons