Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Suellen Lemes Freire | - |
dc.creator | SOUSA, Romier da Paixão | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8863457383379020 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4322101637185188 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-29T13:35:22Z | - |
dc.date.available | 2022-08-29T13:35:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-08 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Suellen Lemes Freire; SOUSA, Romier da Paixão. Educação ambiental e agroecologia: um ensaio de formação para o entrelaçar de saberes ambientais nas escolas rurais. In: SEABRA, Giovanni. Terra – políticas públicas e cidadania. Ituiutaba: Barlavento, 2019. 990-1001. Disponível em: | pt_BR |
dc.citation.spage | 990 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1001 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788568066812 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/205 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to present the results of a training in environmental education with an agroecological approach applied to the school space from the local community, aiming the construction of rural schools. The methodological path to the fulfillment of the objective of this article began with the bibliographical and exploratory research, followed by the field research. As a result, it was observed that the proximity and interaction between the vocational and technological training institution, the rural schools and the local community makes possible new looks and meanings for the rural area, as well as dynamizing the pedagogical practice based on dialogues and practices of field. | ENG |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um ensaio de formação em educação ambiental com enfoque agroecológico aplicado ao espaço escolar a partir da comunidade local, visando a construção das escolas do campo. O caminho metodológico para o atendimento do objetivo deste artigo iniciou com a pesquisa bibliográfica e exploratória, seguindo pela pesquisa de campo. Como resultados, foi observado que a proximidade e interação entre a instituição de formação profissional e tecnológica, as escolas rurais e a comunidade local possibilita novos olhares e significados para o espaço rural, como também, dinamiza o fazer pedagógico a partir dos diálogos e das práticas de campo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2022-08-17T17:32:58Z No. of bitstreams: 2 EducaçãoAmbientalagroecologia.pdf: 17831619 bytes, checksum: 65358acf5cbe72962934c82afe64a77f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br), reason: nome do arquivo PDF. Capitulodelivro_Tresprimeiraspalavrasdotitulo on 2022-08-22T12:12:52Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2022-08-25T18:32:36Z No. of bitstreams: 2 EducaçãoAmbientalagroecologia.pdf: 17831619 bytes, checksum: 65358acf5cbe72962934c82afe64a77f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-08-29T13:35:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 EducaçãoAmbientalagroecologia.pdf: 17831619 bytes, checksum: 65358acf5cbe72962934c82afe64a77f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-29T13:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 EducaçãoAmbientalagroecologia.pdf: 17831619 bytes, checksum: 65358acf5cbe72962934c82afe64a77f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Barlavento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Terra: políticas públicas e cidadania | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.source | https://www.researchgate.net/profile/Jorge-Loaiciga-Gutierrez/publication/340661849_Migracion_a_Practicas_Orientadas_al_Medio_Ambiente_en_las_Pymes_de_Guanacaste_Costa_Rica/links/5e97901592851c2f52a63018/Migracion-a-Practicas-Orientadas-al-Medio-Ambiente-en-las-Pymes-de-Guanacaste-Costa-Rica.pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Diálogo de saber | pt_BR |
dc.subject | Field education | pt_BR |
dc.subject | Elementary education | pt_BR |
dc.subject | Dialogue of knowledge | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e agroecologia: um ensaio de formação para o entrelaçar de saberes ambientais nas escolas rurais | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-3569-6469 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-2925-5408 | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.contributor.organizer | SEABRA, Giovanni de Farias | - |
dc.contributor.organizerLattes | http://lattes.cnpq.br/4584055935338655 | pt_BR |
dc.contributor.affiliationOrganizer | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Capítulos de livros - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons