Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/217
Tipo: Dissertação
Título: Letramentos do campo: análise sociocultural e laboral no PROEJA do IFPA campus Castanhal
Autor(es): SILVA, Carlos Antônio de Andrade
Primeiro Orientador: NEVES, Miranilde Oliveira
Resumo: Esta dissertação foi escrita com o objetivo de investigar de que forma ocorre a mediação da aprendizagem dos letramentos nas aulas de linguagens, quando inseridos ao contexto sociocultural e laboral dos discentes do PROEJA do IFPA Campus Castanhal. Deste modo, optou-se pela abordagem qualitativa, uma vez que esta se preocupa com aspectos da realidade produzida pela interação entre o tempo na escola e o tempo na comunidade: pedagogia da alternância. Nesse contexto, o levantamento de dados se deu por meio da revisão bibliográfica de referências em Educação do Campo: Hage (2014), Caldart (2008), Arroyo, Caldart e Molina (2004) e Palaro (2012); dos Letramentos: Soares (2011), Tfouni (2006), Botelho (2012) Rojo e Moura (2012); e da Cultura, trabalho e formação: Mello (2009), Cuche (2002), Laraia (2004), Lafuente (2005), Albó (2005) e Freire (2011), por meio da revisão documental: PPC do PROEJA, pelos questionários semiestruturados destinados aos professores, coordenador e alunos do PROEJA. No que se refere às práticas de letramentos, confirmou-se que estas só ocorrem de forma significativa, quando os professores inserem os gêneros textuais do cotidiano sociocultural e laboral dos alunos nas práticas pedagógicas, o que se evidenciou a partir do final da pesquisa – questão comprovada nas respostas da coordenação, dos professores e dos alunos participantes da pesquisa, o que resultou na produção de um ebook com práticas de letramentos que dialogam os saberes tradicionais aos acadêmicos.
Abstract: Esta disertación fue escrita con el objetivo de investigar de qué manera ocurre la mediación del aprendizaje de los letramentos en las clases de lenguajes, cuando inseridos al contexto sociocultural y laboral de los discentes del PROEJA del IFPA Campus Castanhal. De este modo, se optó por el abordaje cualitativa, una vez que esta se preocupa con aspectos de la realidad producida por la interacción entre el tiempo en la escuela y el tiempo en la comunidad: pedagogía de la alternancia. En ese contexto, el levantamiento de datos se dio por medio de la revisión bibliográfica de referencias en Educación del Campo: Hage (2014), Caldart (2008), Arroyo, Caldart e Molina (2004) y Palaro (2012); de los Letramentos: Soares (2011), Tfouni (2006), Botelho (2012) Rojo y Moura (2012); y de la Cultura, trabajo y formación: Mello (2009), Cuche (2002), Laraia (2004), Lafuente (2005), Albó (2005) y Freire (2011) por medio de la revisión documental: PPC del PROEJA, por los cuestionarios semiestructurados destinados a los profesores, coordinador y alumnos del PROEJA. En el que se refiere a las prácticas de letramentos, se confirmó que estas solo ocurren de forma significativa, cuando los profesores insieren los géneros textuales del cotidiano sociocultural y laboral de los alumnos en las prácticas pedagógicas, lo que se evidenció a partir del final de la pesquisa – cuestión comprobada en las respuestas de la coordinación, de los profesores y de los alumnos participantes de la pesquisa, lo que resultó en la producción de un e-book con prácticas de letramentos que dialogan los saberes tradicionales a los académicos
Palavras-chave: Educação do campo
Prática de letramento
Pedagogia da alternância
Educação de Jovens e Adultos
Educación del campo
Práctica de letramento
Pedagogía de la alternancia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
Citação: SILVA, Carlos Antônio de Andrade. Letramentos do campo: análise sociocultural e laboral no PROEJA do IFPA Campus Castanhal. 2020. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimento Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: http://10.0.2.15:8080/jspui/handle/prefix/217. Acesso em:.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/217
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Dissertações e teses - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_LetramentoDoCampo.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons