Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/217
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Letramentos do campo: análise sociocultural e laboral no PROEJA do IFPA campus Castanhal
metadata.dc.creator: SILVA, Carlos Antônio de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: NEVES, Miranilde Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação foi escrita com o objetivo de investigar de que forma ocorre a mediação da aprendizagem dos letramentos nas aulas de linguagens, quando inseridos ao contexto sociocultural e laboral dos discentes do PROEJA do IFPA Campus Castanhal. Deste modo, optou-se pela abordagem qualitativa, uma vez que esta se preocupa com aspectos da realidade produzida pela interação entre o tempo na escola e o tempo na comunidade: pedagogia da alternância. Nesse contexto, o levantamento de dados se deu por meio da revisão bibliográfica de referências em Educação do Campo: Hage (2014), Caldart (2008), Arroyo, Caldart e Molina (2004) e Palaro (2012); dos Letramentos: Soares (2011), Tfouni (2006), Botelho (2012) Rojo e Moura (2012); e da Cultura, trabalho e formação: Mello (2009), Cuche (2002), Laraia (2004), Lafuente (2005), Albó (2005) e Freire (2011), por meio da revisão documental: PPC do PROEJA, pelos questionários semiestruturados destinados aos professores, coordenador e alunos do PROEJA. No que se refere às práticas de letramentos, confirmou-se que estas só ocorrem de forma significativa, quando os professores inserem os gêneros textuais do cotidiano sociocultural e laboral dos alunos nas práticas pedagógicas, o que se evidenciou a partir do final da pesquisa – questão comprovada nas respostas da coordenação, dos professores e dos alunos participantes da pesquisa, o que resultou na produção de um ebook com práticas de letramentos que dialogam os saberes tradicionais aos acadêmicos.
Abstract: Esta disertación fue escrita con el objetivo de investigar de qué manera ocurre la mediación del aprendizaje de los letramentos en las clases de lenguajes, cuando inseridos al contexto sociocultural y laboral de los discentes del PROEJA del IFPA Campus Castanhal. De este modo, se optó por el abordaje cualitativa, una vez que esta se preocupa con aspectos de la realidad producida por la interacción entre el tiempo en la escuela y el tiempo en la comunidad: pedagogía de la alternancia. En ese contexto, el levantamiento de datos se dio por medio de la revisión bibliográfica de referencias en Educación del Campo: Hage (2014), Caldart (2008), Arroyo, Caldart e Molina (2004) y Palaro (2012); de los Letramentos: Soares (2011), Tfouni (2006), Botelho (2012) Rojo y Moura (2012); y de la Cultura, trabajo y formación: Mello (2009), Cuche (2002), Laraia (2004), Lafuente (2005), Albó (2005) y Freire (2011) por medio de la revisión documental: PPC del PROEJA, por los cuestionarios semiestructurados destinados a los profesores, coordinador y alumnos del PROEJA. En el que se refiere a las prácticas de letramentos, se confirmó que estas solo ocurren de forma significativa, cuando los profesores insieren los géneros textuales del cotidiano sociocultural y laboral de los alumnos en las prácticas pedagógicas, lo que se evidenció a partir del final de la pesquisa – cuestión comprobada en las respuestas de la coordinación, de los profesores y de los alumnos participantes de la pesquisa, lo que resultó en la producción de un e-book con prácticas de letramentos que dialogan los saberes tradicionales a los académicos
Keywords: Educação do campo
Prática de letramento
Pedagogia da alternância
Educação de Jovens e Adultos
Educación del campo
Práctica de letramento
Pedagogía de la alternancia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
Citation: SILVA, Carlos Antônio de Andrade. Letramentos do campo: análise sociocultural e laboral no PROEJA do IFPA Campus Castanhal. 2020. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimento Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: http://10.0.2.15:8080/jspui/handle/prefix/217. Acesso em:.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/217
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dissertações e teses - Castanhal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LetramentoDoCampo.pdf2,39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons