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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Análise do sucesso/insucesso do estudante surdo no curso técnico em agropecuária do IFPA – Castanhal
metadata.dc.creator: SILVA, Antonia Leite da
metadata.dc.contributor.advisor1: NEVES, Miranilde Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FRANÇA, Pablo Radamés Cabral de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação foi escrita com o objetivo de realizar um diagnóstico situacional dos resultados acadêmicos dos estudantes surdos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal e analisar os fatores que contribuíram para o sucesso/insucesso, bem como identificar as metodologias e os direcionamentos adotados pelos docentes e Instituição para garantir a inclusão educacional e facilitar a aprendizagem no percurso escolar. Desse modo, optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa, uma vez que esta se preocupa em conhecer os aspectos relativos à realidade do processo educativo e inclusivo disponibilizados para assegurar, além do acesso, a permanência, o aprendizado e o desempenho acadêmico deles para o exercício da profissão. Neste contexto, o levantamento de dados se deu por meio da revisão bibliográfica de referências em políticas educacionais: Amabile (2012), Barufi (2014) e Saviani (2018); das legislações que norteiam as políticas: Lei 9.394/96, Lei 7.853/89, Lei 10.432/2005 e Lei 13.146/2015; e da inclusão, educação de surdos e formação de docentes: Quadros (2008), Skliar (2013), Muttão e Lodi (2018), Damázio (2007), Mantoan (2015) e Lacerda (2013), Lacerda e Santos (2013), Pacheco et al (2007), Ribeiro e Silva (2016), dentre outros referenciais importantes para discutir o tema em foco; e por meio de questionários eletrônicos com perguntas estruturadas e semiestruturadas aplicados para os docentes, coordenadores, equipe pedagógica, intérprete de Libras, representantes de turmas, membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e gestores; e, também, através de entrevista presencial (assegurando o distanciamento social) com questionário para os estudantes surdos e pais/responsáveis. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva e interpretativa, após a catalogação da coleta. No que se refere às práticas de ensino para os estudantes surdos, confirmou-se que estas ocorrem aleatoriamente, sem direcionamento específico, o que evidenciou a partir do final da pesquisa – questão comprovada nas respostas dos participantes – a necessidade de recursos e formações para assegurar a inclusão e o pleno desenvolvimento dos educandos, o que resultou na produção de um guia instrucional com orientações para o planejamento metodológico, atendimento, acolhimento e/ou acompanhamento desses estudantes e um olhar mais atento às necessidades educacionais específicas dos estudantes surdos e das orientações até mesmo básicas, que muitos professores precisam para que haja um feedback mais produtivo no processo de ensino-aprendizagem.
Resumen : This dissertation was written with the objective of making a situational diagnosis of the academic results of deaf students enrolled in the technical course in agriculture and cattle raising of the Federal Institute of Pará – Castanhal Campus and analyze the factors that contributed to success/ unsuccess, as well as to identify the methodologies and the directions adopted by the teachers and institution to ensure educational inclusion and facilitate learning on the school journey. Thus, we opted, methodologically, for a qualitative approach since it is concerned with getting to know the aspects related to the reality of the educational and inclusive process made available to ensure, in addition, their permanence, learning and academic performance for the exercises of their profession. In this context, the data survey was carried out through a bibliographic review of references in educational policies: Amabile (2012), Barufi (2014), Saviani (2018); of the legislation that guide the policies: Lei 9.394/96, Lei 7.853/89, Lei 10.432/2005, Lei 13.146/2015; and inclusion, deaf education and Teacher training: Quadros (2008), Skliar (2013), Muttão and Lodi (2018), Damázio (2007), Mantoan (2015) and Lacerda (2013), Lacerda and Santos (2013), Pacheco et al (2007), Ribeiro and Silva (2016); among other important references to discuss the theme in focus and through electronic questionnaries with structured and semi-structured questions applied to teachers, coordinators, pedagogical staff, Libras interpreter, class representatives Center for Assistance to People with Specific Needs (NAPNE), members and managers and face-to-face interview (ensuring social distance) with semi-structured questionnaire for deaf student and parents/guardians. The data analysis occurred descriptively and interpretatively, after cataloging the collection. Regarding teaching practices for deaf students, it was confirmed that these occur randomly, without specific direction, which evidenced from the end of the research – question proven in the participants‟ answers, the need for resources and training to ensure inclusion and the full development of students, which resulted in the production of na instructional guide with guidelines for planning methodological care, reception and/or accompaniment of these students and a closer look at the specific educational needs of eaf students and even basic guidelines, that many teachers need in order to have a more productive feedback in the teaching-learning process.
Palabras clave : Educação de surdo
Inclusão educacional
Sucesso/insucesso escolar
Education of the deaf
Educational inclusion
School succes/unsucce
Educação inclusiva – Castanhal (PA)
Inclusão escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
Citación : SILVA, Antonia Leite da. Análise do sucesso/insucesso do estudante surdo no curso técnico em agropecuária do IFPA – Castanhal. 2022. 168 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará , Castanhal, 2022. Disponível em: http://10.0.2.15:8080/jspui/handle/prefix/224. Acesso em:
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/224
Fecha de publicación : 29-jun-2022
Aparece en las colecciones: Dissertações e teses - Castanhal

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