Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/246
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação do campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência
Autor(es): CORRÊA, Joana Laura Cota
NEVES, Miranilde Oliveira
Resumo: Este estudo refere-se àformação de professores do campo e às narrativas que protagonizam práticas de resistência no campo. Oobjetivoérefletir como a educação do campo contribui para o protagonismo das práticas educativas de resistência no campo. A metodologia deste estudo baseou-se na abordagem qualitativa, pesquisa de campoehistória de vida, com apoio da observação participante, a partir de entrevista semiestruturada realizada com três professores que se formaram por meio da Licenciatura em Educação do Campo, turma 2015, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins, Cametá, Pará. Nosso lócus de pesquisa é a comunidade de Vila do Carmo, onde os sujeitos foram entrevistados. Vale ressaltar que é uma comunidade do Baixo Tocantins, município de Cametá–Pará.Percebeu-se que este estudo fortaleceu as práticas educativas no campo e incentivou educadores a reconhecerem suas culturas e identidades dentro da escola.
Abstract: This study refers to the training rural teachers and the narratives that lead to resistance practices in the rural. The objective is to reflect on how education in the countryside contributes to the protagonism of educational practices of resistance in the countryside. The methodology of this study wasbased on a qualitative approach, rural research and life history, with the support of participant observation, from a semi-structured interview conducted with three teachers who graduated through the Degree in Rural Education, class 2015, from Federal University ofPará (UFPA), campusTocantins, Cametá, Pará. Our research locus is the community of Vila do Carmo, where the subjects were interviewed. It is noteworthy that it is a community in Baixo Tocantins, city of Cametá –Pará. It was noticed that this study strengthened educational practices in the countryside and encouraged educators to recognize their cultures and identities within the school.
Palavras-chave: Educação do campo
Formação de professor
Prática de resistência
Rural education
Teacher training
Resistance practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Ceará
Sigla da Instituição: EnPe
Citação: CORRÊA, Joana Laura Cota; NEVES, Miranilde Oliveira. Educação do campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.2, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/246. Acesso em:
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/246
Data do documento: 17-Jul-2021
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducaçãoCampoNarrativas.pdf209,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons