Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A construção do percurso formativo na residência pedagógica
metadata.dc.creator: NEVES, Miranilde Oliveira
CORRÊA, Joana Laura Cota
metadata.dc.description.resumo: Este estudo inicial destaca uma análise sobre o percurso formativo de dez participantes do Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Informática, os quais estagiaram durante um ano e meio em turmas de Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos de Agropecuária e Informática. É um estudo de cunho qualitativo com enfoque na observação participante e mostra a visão da preceptora do Programa a partir do acompanhamento dos estagiários entre 2018 e 2019. A pesquisa apontou resultados significativos no perfil dos estudantes durante a atuação em sala de aula e promoveu maior empenho na organização e elaboração das aulas, além da inserção em projetos que incentivaram a adaptação das aulas de Língua Portuguesa utilizando os conhecimentos dos residentes em Informática e Libras. É, portanto, um programa que deve ser adotado por mais instituições, mas que apresenta alguns ajustes necessários, como providências mais significativas a respeito da evasão dos residentes. Palavras-chave: Licenciatura em Informática. Percurso Formativo. Residência Pedagógica.
Resumen : This initial study highlights an analysis of the formative path of ten participants in the Pedagogical Residency Program of the Degree in Informatics Course, who had an internship for a year and a half in high school classes integrated with the Technical Courses in Agriculture and Informatics. It is a qualitative study with a focus on participant observation and shows the vision of the Program preceptor from the monitoring of interns between 2018 and 2019. The research showed significant results in the profile of students during their work in the classroom and promoted greater commitment in the organization and preparation of classes, in addition to being involved in projects that encouraged the adaptation of Portuguese Language classes using the residents' knowledge in Computer Science and Libras. It is, therefore, a program that should be adopted by more institutions, but that presents some necessary adjustments, such as more significant measures regarding the truancy of the residents.
Palabras clave : Licenciatura em informática
Percurso formativo
Residência pedagógica
Graduation in computer science
Formative path
Pedagogical residence
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
metadata.dc.publisher.initials: UECE
Citación : NEVES, Miranilde Oliveira; CORRÊA, Joana Laura Cota. A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.22, n.4, p.1-11, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247. Acesso em:.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247
Fecha de publicación : 6-ago-2021
Aparece en las colecciones: Artigos publicados - Castanhal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_ConstruçãoPercursoFormativo.pdf348,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons