Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/248
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Saberes dos estudantes do PROEJA na construção curricular do curso de agropecuária no campus Castanhal do IFPA
Other Titles: Knowledge of PROEJA students in the curriculum construction of the agropecuary course at the Castanhal campus of the IFPA
Conocimiento de los alumnos de PROEJA en la construcción curricular del curso de agropecuaria en el campus de Castanhal del IFPA
metadata.dc.creator: SANTOS, Elizeu José dos
NEVES, Miranilde Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação nasceu a partir da análise sobre os saberes dos estudantes no cotidiano professor/estudante em sala de aula, relacionados ao contexto sociocultural e laboral dos discentes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos) – Curso de Agropecuária do Campus Castanhal do Instituto Federal do Pará – IFPA. Também está pautado na abordagem qualitativa, uma vez que esta se preocupa com as particularidades da realidade produzida na interação tempo/escola/comunidade. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados questionários semiestruturados atribuídos aos professores, estudantes e coordenador do Curso. Dessa maneira, a partir das percepções dos professores, estudantes e coordenador do PROEJA constatou-se que a Educação de Jovens e Adultos discute no processo ensino-aprendizagem, as experiências e saberes desses educandos. Os resultados demonstraram que a Pedagogia da Alternância, aplicada nesta modalidade de ensino, tem alcançado seu objetivo: promover constante compartilhamento de conhecimentos entre o ambiente de vida dos estudantes, articulando a prática e a teoria em tempos e espaços diversificados como escola/comunidade, portanto, baseia-se em uma proposta pedagógica que produz diálogo, integração e relações socioculturais, os quais desenvolvem o processo formativo em diferentes espaços sociais.
Abstract: This investigation was carried out from the analysis of students' knowledge in the daily life of the teacher/student in the classroom, related to the sociocultural and labor context of the students of PROEJA (National Program for Integration of Professional Education with Young and adult Education) - Campus in Castanhal at the Federal Institute of Pará – IFPA. It is also based on the qualitative approach, since is concerned with the particularities of the reality produced in the time/school/community interaction. Semi-structured questionnaires were also used as data collet technique, assigned to teachers, students, and coordinator of the Course. Thus, based on the perceptions of teachers, students and PROEJA coordinator, it was found that the Education of Youth and Adults discusses the experiences and knowledge of these students in the teaching-learning process. The results showed that the Pedagogy of Alternating Cycle, applied in this teaching modality achieved its objective: to promote constant knowledge sharing between the students' living environment, articulating practice and theory in different times and spaces such as school/community, therefore, it is based on a pedagogical proposal that it produces dialogue, integration, and sociocultural relations, which develop the formative process in different social spaces
Keywords: Saber do estudante
Pedagogia da alternância
PROEJA
Student knowledge
Alternation pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Red Iberoamericana de innovación Y conocimiento cientifico
metadata.dc.publisher.initials: REDIB
Citation: SANTOS, Elizeu José dos; NEVES, Miranilde Oliveira. Saberes dos estudantes do PROEJA na construção curricular do curso de agropecuária no campus Castanhal do IFPA. Research, Society and Development, v.11, n.9, p.1-14, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/248. Acesso em:.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.27541
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/248
Issue Date: 7-Jul-2022
Appears in Collections:Artigos publicados - Castanhal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_SaberesEstudantesProeja.pdf236,07 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons