Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTANA, Valdinei Matias | - |
dc.creator | SOARES, Evaldo Júlio Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122228182735924 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1519394934988733 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T14:46:57Z | - |
dc.date.available | 2022-09-28T14:46:57Z | - |
dc.date.issued | 1991-04-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261. Acesso em: | pt_BR |
dc.citation.volume | v. 1 | pt_BR |
dc.citation.issue | n. 22 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 17 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-1801 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261 | - |
dc.description.abstract | The objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments. | en |
dc.description.resumo | O objetivo é verificar como a prática de esportes adaptados favorece a inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física (EF). É um estudo qualitativo realizado em 2019 no campus Tucuruí do IFPA em uma turma do ensino médio, onde foram desenvolvidas as modalidades de goalball e futebol de 5. As aulas foram estruturadas conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizou-se para a coleta de dados um questionário adaptado de Cunha (2013) e as respostas foram processadas e analisadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados demonstraram reflexões positivas sobre a inclusão e que essas modalidades esportivas são inclusivas. Conclui-se que a prática de modalidades de esportes adaptados nas aulas de EF favorece na inclusão de pessoas com deficiência visual. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by junior almeida (junior.almeida@ifpa.edu.br) on 2022-09-22T14:57:47Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EsportesAdaptadosInclusão.pdf: 321422 bytes, checksum: 592d88c979d6054c845ccc2987627993 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-09-28T14:46:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EsportesAdaptadosInclusão.pdf: 321422 bytes, checksum: 592d88c979d6054c845ccc2987627993 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-28T14:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EsportesAdaptadosInclusão.pdf: 321422 bytes, checksum: 592d88c979d6054c845ccc2987627993 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 1991-04-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.source.uri | Disponível via e-mail: repositorio.tucurui@ifpa.edu.br | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Esporte adaptado | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Visual impairment | en |
dc.subject | Asport | en |
dc.subject | Professional and technological education | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.title.alternative | Adapted sports and inclusion in physical education classes | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-4173-6148 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0001-6335-2634 | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados - Tucuruí |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EsportesAdaptadosInclusão.pdf | 313,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons