Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTANA, Valdinei Matias-
dc.creatorSOARES, Evaldo Júlio Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122228182735924pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519394934988733pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T14:46:57Z-
dc.date.available2022-09-28T14:46:57Z-
dc.date.issued1991-04-06-
dc.identifier.citationSANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261. Acesso em:pt_BR
dc.citation.volumev. 1pt_BR
dc.citation.issuen. 22pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage17pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108pt_BR
dc.identifier.issn2447-1801pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261-
dc.description.abstractThe objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments.en
dc.description.resumoO objetivo é verificar como a prática de esportes adaptados favorece a inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física (EF). É um estudo qualitativo realizado em 2019 no campus Tucuruí do IFPA em uma turma do ensino médio, onde foram desenvolvidas as modalidades de goalball e futebol de 5. As aulas foram estruturadas conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizou-se para a coleta de dados um questionário adaptado de Cunha (2013) e as respostas foram processadas e analisadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados demonstraram reflexões positivas sobre a inclusão e que essas modalidades esportivas são inclusivas. Conclui-se que a prática de modalidades de esportes adaptados nas aulas de EF favorece na inclusão de pessoas com deficiência visual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by junior almeida (junior.almeida@ifpa.edu.br) on 2022-09-22T14:57:47Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EsportesAdaptadosInclusão.pdf: 321422 bytes, checksum: 592d88c979d6054c845ccc2987627993 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-09-28T14:46:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EsportesAdaptadosInclusão.pdf: 321422 bytes, checksum: 592d88c979d6054c845ccc2987627993 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-28T14:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EsportesAdaptadosInclusão.pdf: 321422 bytes, checksum: 592d88c979d6054c845ccc2987627993 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 1991-04-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.tucurui@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEsporte adaptadopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectAsporten
dc.subjectProfessional and technological educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleEsportes adaptados e inclusão nas aulas de educação físicapt_BR
dc.title.alternativeAdapted sports and inclusion in physical education classesen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4173-6148pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6335-2634pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruípt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belémpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Tucuruí

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EsportesAdaptadosInclusão.pdf313,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons