Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
Otros títulos : Adapted sports and inclusion in physical education classes
metadata.dc.creator: SANTANA, Valdinei Matias
SOARES, Evaldo Júlio Ferreira
metadata.dc.description.resumo: O objetivo é verificar como a prática de esportes adaptados favorece a inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física (EF). É um estudo qualitativo realizado em 2019 no campus Tucuruí do IFPA em uma turma do ensino médio, onde foram desenvolvidas as modalidades de goalball e futebol de 5. As aulas foram estruturadas conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizou-se para a coleta de dados um questionário adaptado de Cunha (2013) e as respostas foram processadas e analisadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados demonstraram reflexões positivas sobre a inclusão e que essas modalidades esportivas são inclusivas. Conclui-se que a prática de modalidades de esportes adaptados nas aulas de EF favorece na inclusão de pessoas com deficiência visual.
Resumen : The objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments.
Palabras clave : Educação física
Inclusão
Deficiência visual
Esporte adaptado
Educação profissional e tecnológica
Physical education
Inclusion
Visual impairment
Asport
Professional and technological education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
metadata.dc.publisher.initials: IFRN
Citación : SANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261. Acesso em:
metadata.dc.rights: Acesso aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261
Fecha de publicación : 6-abr-1991
Aparece en las colecciones: Artigos publicados - Tucuruí

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EsportesAdaptadosInclusão.pdf313,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons