Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/269| metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
| Título : | Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil |
| metadata.dc.description.resumo: | As práticas de formação em Agroecologia no Brasil nasceram no final dos anos 1970, em contraponto ao modelo de modernização da agricultura. A partir dos anos 2000, o processo de institucionalização ganhou ênfase. O objetivo deste artigo foi analisar essas experiências formativas, baseadas nos preceitos da educação do campo e seus processos de institucionalização enquanto política pública. O estudo foi produzido a partir da abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental e observação participante. Mesmo em caráter contra-hegemônico, inúmeros cursos são criados em Universidades e Institutos Federais em parceria com os movimentos sociais. Existem desafios na institucionalização e riscos quanto à perda da relação com sua matriz social de origem, os camponeses e seus territórios. |
| Resumen : | Formative practices on Agroecology were started in the late 1970’s in Brazil to counter with the agriculture modernization model. From 2000 onwards, the process of institutionalization gained attention. The purpose of this article is to analyze such formative experiences based on the precepts of rural education and its processes of institutionalization as a public policy. The study was conducted on a qualitative approach, by document analysis and participative observation. Even in counterhegemonic conditions, several courses have been created at Universities and Federal Institutes in a partnership with social movements. There are challenges posed by institutionalization and risks regarding loss of relationship with its origin social matrix: peasants and their territories. |
| Palabras clave : | Educação do campo Institucionalização Agroecologia Agricultura camponesa |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Editorial : | Centro de Estudos Educação e Sociedade |
| Citación : | SOUSA, Romier da Paixão. Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 631-648. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/269. Acesso em:. |
| metadata.dc.rights: | Acesso aberto |
| metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017180924 |
| URI : | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/269 |
| Fecha de publicación : | jul-2017 |
| Aparece en las colecciones: | Artigos publicados - Castanhal |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo_AgroecologiaEducacaoCampo.pdf | 205,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
