Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO SOBRINHO, Shauma Tamara do-
dc.creatorSOUSA, Romier da Paixão-
dc.creatorSCALABRIN, Rosemeri-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3510643038173051pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4322101637185188pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879858352336875pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T13:59:57Z-
dc.date.available2022-10-13T13:59:57Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.citationNASCIMENTO SOBRINHO, Shauma Tamara do; SOUSA, Romier da Paixão; SCALABRIN, Rosemeri. Trabalho e educação profissional: reflexões em torno do curso em agropecuária do Instituto Federal do Pará - Campus Marabá Rural. Trabalho & Educação, Minas Gerais, v. 28, n. 2, p. 159-175, maio/ago. 2019. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/314. Acesso em:.pt_BR
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage159pt_BR
dc.citation.epage175pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9762pt_BR
dc.identifier.issn1516-9537pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/314-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the relationship between work and professional education in the countryside, in order to understand how the technical and professional training of the Federal Institute of Pará -Marabá Rural has contributed to the Field of Education. The technical course on agriculture and livestock integrated into the secondary education offered in partnership with the social and union movement through the National Program for Education in Agrarian Reform (PRONERA) in the period from 2009 to 2013 is taken as a reference. Part of this approach integrates the master's research professional, whose methodology was referenced in historical-dialectical materialism, including bibliographical and documentary research, as a procedure. The research results pointed out the commitment of the training,materialized from the perspective of the Field of Education, with the project of development of peasant family farming in the region. The research also pointed out a new way of producing knowledge, grounding the rural school in the construction of the newpeasant productive matrix, placing the conception of professional education on the level of human formation and not only of instruction.en
dc.description.resumoEste artigo objetivou analisar a relação trabalho e educação profissional do campo, na perspectiva de compreender de que forma a formação técnico-profissional do Instituto Federal do Pará –Campus Marabá Rural tem contribuído com a Educação do Campo. Toma-se como referência o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio ofertado em parceria com o movimento social e sindical através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) no período de 2009 a 2013. Parte desta abordagem integra a pesquisa de mestrado profissional, cuja metodologia referenciou-se no materialismo histórico-dialético, incluindo também a pesquisa bibliográfica e documental, como procedimento. Os resultados da investigação apontaram o comprometimento da formação, materializado sob a perspectiva da Educação do Campo, com o projeto de desenvolvimento da agricultura familiar camponesa na região. A pesquisa apontou ainda uma nova de forma de produzir conhecimento, fundamentando a escola do campo na construção da nova matriz produtiva camponesa, colocando a concepção de educação profissional no plano da formação humana e não apenas da instrução.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2022-10-05T13:36:51Z No. of bitstreams: 2 Artigo_TrabalhoEducacaoProfissional.pdf: 561024 bytes, checksum: 8b078f148a03dca1e7ba891c5ce5ee0e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-10-13T13:59:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_TrabalhoEducacaoProfissional.pdf: 561024 bytes, checksum: 8b078f148a03dca1e7ba891c5ce5ee0e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T13:59:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_TrabalhoEducacaoProfissional.pdf: 561024 bytes, checksum: 8b078f148a03dca1e7ba891c5ce5ee0e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho & Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9762/12095pt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectField educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTrabalho e educação profissional: reflexões em torno do curso em agropecuária do Instituto Federal do Pará - Campus Marabá Ruralpt_BR
dc.title.alternativeWork and professional education: reflections around the course in agriculture of the Federal Institute of Pará -campus Marabá Ruralen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2925-5408pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_TrabalhoEducacaoProfissional.pdf547,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons