Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/318
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação ambiental nas escolas rurais do município de Castanhal no Estado do Pará: uma análise a partir de indicadores e parâmetros da educação ambiental crítica
Título(s) alternativo(s): Educación ambiental en las escuelas rurales del municipio de Castanhal en el Estado de Pará: un análisis a partir de indicadores y parámetros de la educación ambiental crítica
Autor(es): SANTOS, Suellen Lemes Freire
SOUSA, Romier da Paixão
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, a qual tem como objetivo a caracterização da atual situação da educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental das escolas municipais localizadas na área rural do município de Castanhal no Estado do Pará, analisando os dados a partir de indicadores e parâmetros de educação ambiental crítica. Como resultados observou-se que a educação ambiental no município vem sendo desenvolvida prioritamente a partir da vertente conservadora, não abrangendo a complexidade ambiental como parte das discussões nasescolas. Por outro lado, é perceptível uma preocupação dos educadores em aproximar os conteúdos curriculares com a realidade social dos educandos, no entanto, encontram dificuldades para a sua concretização
Abstract: This article presents the results of a master's study, which aims to characterize the current situation of environmental education in the final series of elementary schools of municipal schools located in the rural area of the municipality of Castanhal in the State of Pará, analyzing the data to indicators and parameters of critical environmental education. As a result, it was observed that environmental education in the municipality has been developed prioritizing from the conservative perspective, not covering the environmental complexity as part of the discussions in the schools. On the other hand, it is noticeable a preoccupation of the educators in approaching the curricular contents with the social reality of the students, nevertheless, they find difficulties for its concretization
Este artículo presenta los resultados de una investigación de maestría, la cual tiene como objetivo la caracterización de la actual situación de la educación ambiental en las series finales de la enseñanza fundamental de las escuelas municipales ubicadas en el área rural del municipio de Castanhal en el Estado de Pará, analizando los datos a a partir de indicadores y parámetros de educación ambiental crítica. Como resultados se observó que la educación ambiental en el municipio viene siendo desarrollada prioritariamente a partir de la vertiente conservadora, no abarcando la complejidad ambiental como parte de las discusiones en las escuelas. Por otro lado, es perceptible una preocupación de los educadores en aproximar los contenidos curriculares con la realidad social de los educandos, sin embargo, encuentran dificultades para su concreción.
Palavras-chave: Educação ambiental crítica
Educação do campo
Ensino fundamental
Critical environmental education
Field education
Elementary school
Educación ambiental crítica
Educación del campo
Enseñanza fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Citação: SANTOS, Suellen Lemes Freire; SOUSA, Romier da Paixão. Educação ambiental nas escolas rurais do município de Castanhal no Estado do Pará: uma análise a partir de indicadores e parâmetros da educação ambiental crítica. Revista EDUCAmazônia, Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá (AM), v. 13, n. 1, p. 291-306, jan./jun. 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/318. Acesso em:.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/318
Data do documento: 21-Jan-2021
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoAmbientalEscola.pdf657,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons