Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/332
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo
Título(s) alternativo(s): The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student
Autor(es): NEVES, Miranilde Oliveira
MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo
Resumo: Compreender a necessidade de reflexão e ação educativa a partir da formação docente do campo com destaque para o processo de inclusão do estudante surdo, constitui um dos objetivos deste artigo. A construção da formação docente do campo tem sido uma preocupação constante, devido às especificidades que o campo apresenta e quando falamos em inclusão e surdez,o problema é maior. Este texto, focado na Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, reflete a análise de Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), dentre outros estudiosos e pretende contribuir para maior compreensão da questão em foco. No decorrer desta investigação, inferiu-se que a instauração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e da execução de políticas públicas como PRONERA, o surgimento do Instituto Nacional da Educação de Surdos, a instauração da Lei 10.436, do decreto 5.626/2005, Decreto 7.352/2010 e da Lei Brasileira de Inclusão -Lei 13.146 de 2015 foram ações que favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo, mas contradizem a retirada de direitos sociais e desestrutura das escolas camponesas.
Abstract: Understanding the need for reflection and educational action based on the teachers training in the rural, with emphasis on the process of inclusion of deaf students, it’s one of the objectives of this article. The construction of teacher training of the rural has been a constant concern, due to the specificities that the rural presents and when we talk about inclusion and deafness, the problem is greater. This text, focused on the Public Policy Legislation for Rural Education, reflects the analysis of Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), among other scholars and intends to contribute to the knowledge of the issue in focus. In the course of this investigation, it was inferred that the introduction of the Lawof Directives and Basis of National Education 9394/96 and the implementation of public policies such as PRONERA, the emergence of the National Institute for the Education of the Deaf, the establishment of Law 10.436, Decree 5,626/2005, Decree 7.352/2010 and the Brazilian Inclusion Law -Law 13.146 of 2015 were actions that favored more inclusive perspectives in the rural, but they contradict the withdrawal of social rights and the distructure of Rural schools.
Palavras-chave: Formação docente do campo
Inclusão
Estudante - surdo
Teacher training in the rural
Inclusion
Deaf student
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Brazilian Journals Publicações de Periódicos
Sigla da Instituição: BJD
Citação: NEVES, Miranilde Oliveira; MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo. A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 38719-38736, jun. 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/332. Acesso em:.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Identificador DOI: DOI:10.34117/bjdv6n6-423
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/332
Data do documento: 18-Jun-2020
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ConstruçãoFormaçãoDocente.pdf258,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons