Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/361
Tipo: Dissertação
Título: A Geoeducação como estratégia de conservação do patrimônio geológico de Vila Pedra em Irituia-PA
Autor(es): VASCONCELOS, Mário Rocha de
Primeiro Orientador: ARAÚJO, Maria Ludetana
Primeiro Co-Orientador: LICCARDO, Antônio
Resumo: A maior valorização e divulgação da biodiversidade em relação à geodiversidade, reflete um desconhecimento por parte da sociedade dos valores e da importância da conservação do patrimônio geológico de uma determinada região. O município de Irituia na região nordeste do estado do Pará apresenta uma geodiversidade peculiar e é um importante patrimônio geológico dessa região, com conteúdo pouco disseminado na comunidade e mesmo entre estudantes e professores do ensino básico local. A localidade de Vila Pedra, situada no município de IrituiaPA, é um geossítio constituído por afloramentos de rochas da unidade litoestratigráfica Arenito Guamá, de grande relevância para diversos níveis de estudos geológicos, por ser considerada a melhor exposição dessa unidade no nordeste paraense. O geossítio Vila Pedra apresenta características geológicas, geomorfológicas e paleontológicas que lhe confere diversos valores, dentre os quais se destacam o científico e o educativo. O objetivo desta pesquisa foi promover estratégias de e oconservação desse geossítio, através da inserção da geoeducação no ensino fundamental das escolas da rede municipal de Irituia e o fomento à utilização deste espaço para o ensino em ciências ambientais, com a capacitação de professores e produção de materiais paradidáticos de apoio. Por meio de levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e um curso de capacitação foram desenvolvidos procedimentos metodológicos, que permitiram a criação dos produtos educacionais – caderno de geoeducação e dois painéis interpretativos para o geossítio - contribuindo na inserção do tema geodiversidade no ensino fundamental, utilização do geossítio na educação não formal em ciências ambientais, além da divulgação, valorização e conservação do geossítio. Os resultados da pesquisa mostraram que o viés educativo da geologia constitui uma forma de sensibilizar os professores para a compreensão do valor da geodiversidade local e proteção do patrimônio geológico da região. A consciência de conservação da geodiversidade local requer abordagens que visem a proteção do geossítio Vila Pedra. Assim, os produtos geodidáticos desta pesquisa contribuem para a conscientização, valorização e conservação deste constituinte do patrimônio geológico do Nordeste do Pará e também para incentivar o seu uso para o turismo ao lado das potencialidades culturais e auxiliar na gestão e monitoramento do local.
Abstract: The greater appreciation and dissemination of biodiversity with regard to geodiversity reflects the social unawareness about values and importance of geological heritage conservation of a given region. The municipality of Irituia located in the northeast region of the state of Pará shows a unique geodiversity and is an important geological heritage of this region, with content that is not widely disseminated in the community or even among students and teachers of the local basic education. The municipality of Iritua (PA) has a place referred as Vila Pedra that is considered as a geosite consisting of several rock outcrops belonging to Guamá Sandstone lithostratigraphic unit. It is relevant for various levels of geological studies since it is regarded as the best exposure of such geological unit in the northeast of Pará. The Vila Pedra geosite has geological, geomorphological and paleontological characteristics, which give it several values, among them stand out the scientific and educational ones. The objective of this research was to promote geoconservation strategies for this geosite, through the insertion of geoeducation in the elementary education of schools in the municipal network of Irituia and to encourage the use of this space for teaching in environmental sciences, with the training of teachers and production of materials support didactics. By means of bibliographic surveys, field research and a training course were developed methodological procedures, which allowed the creation of educational materials – a geoeducation notebook and two interpretive panels for the geosite – contributing to the insertion of the geodiversity theme in elementary education, use of the geosite in non-formal education in environmental sciences, just as the dissemination, valuation and conservation of the such geosite. The survey results showed that a geological educational bias makes up a way to sensitize teachers to the understanding of the value of local geodiversity and protection of the region's geological heritage. The conservation awareness of the local geodiversity requires approaches aiming at the protection of the Vila Pedra geosite. Thus, the geodidactic products of this research contribute to the awareness, appreciation and conservation of this constituent of the geological heritage of the northeast of Pará and also to encourage its use for the tourism beside cultural potential and to assist the management and monitoring of the site
Palavras-chave: Geopatrimônio
Geoeducação
Ciência ambiental
Vila Pedra
Irituia (PA)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Geociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB
Citação: VASCONCELOS, Mário Rocha de. A Geoeducação como estratégia de conservação do patrimônio geológico de Vila Pedra de Irituia-PA. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/361. Acesso em:.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/361
Data do documento: 28-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_GeoeducaçãoEstratégiaConservação.pdf13,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons