Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Dayse Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788546196514727pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-20T19:40:09Z-
dc.date.available2022-10-20T19:40:09Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Dayse Rodrigues. Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande. Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem, v. 3, p. 40-53, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363. Acesso em: .pt_BR
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage40pt_BR
dc.citation.epage53pt_BR
dc.identifier.issn2674-6344pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363-
dc.description.abstractThis article reflects on practices of Portuguese language and literature in high school in Rio Grande do Sul from the curricular framework of the state of Rio Grande do Sul Lições do Rio Grande (2009). The objective is to reflectively report the experience of the classes taught following the curricular reference mentioned in both the Portuguese Language and Literature subjects in High School, during the supervised internship in Letters. The methodology used for the writing of this work is qualitative research, in which the bibliographic review of the reference itself and of other articles about it was carried out, in order to evaluate the adequacy or not of the planned classes. The main conclusions are related to the fact that the plans of mother tongue and literature try to encompass the guidelines of the referential, but still find it difficult to overcome the old practices centered on the teaching of grammar and literary periodization in high schoolen
dc.description.resumoO presente artigo reflete sobre práticas de língua portuguesa e literatura no Ensino Médio gaúcho a partir do referencial curricular do estado do Rio Grande do Sul Lições do Rio Grande (2009). O objetivo é relatar de maneira reflexiva a experiência das aulas ministradas seguindo o referencial curricular mencionado tanto na disciplina de Língua Portuguesa como de Literatura no Ensino Médio, durante o estágio supervisionado em Letras. A metodologia utilizada para a escrita deste trabalho é da pesquisa qualitativa, em que a revisão bibliográfica do próprio referencial e de outros artigos sobre ele foi realizada, no intuito de avaliar a adequação ou não das aulas planejadas. As principais conclusões dizem respeito ao fato de que os planos de língua materna e literatura tentam abarcar as orientações do referencial, mas ainda encontram dificuldades em superar as velhas práticas centradas no ensino de gramática e periodização literária no ensino médiopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by eliana amoedo (eliana.amoedo@ifpa.edu.br) on 2022-10-18T15:07:42Z No. of bitstreams: 2 artigo_Práticasdelinguas.pdf: 1007011 bytes, checksum: 32ad1f4afcacfb407bae826bf33b1343 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br), reason: on 2022-10-19T13:07:37Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by eliana amoedo (eliana.amoedo@ifpa.edu.br) on 2022-10-20T14:46:43Z No. of bitstreams: 2 Artigo_PráticasLinguasPortuguesa.pdf: 1007011 bytes, checksum: 32ad1f4afcacfb407bae826bf33b1343 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Junior Almeida (junior.almeida@ifpa.edu.br) on 2022-10-20T19:40:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_PráticasLinguasPortuguesa.pdf: 1007011 bytes, checksum: 32ad1f4afcacfb407bae826bf33b1343 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-20T19:40:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_PráticasLinguasPortuguesa.pdf: 1007011 bytes, checksum: 32ad1f4afcacfb407bae826bf33b1343 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFSPpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Interdisciplinar em Estudos de Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.urihttps://ojs.ifsp.edu.br/index.php/riel/article/view/1746/1179pt_BR
dc.subjectReferencial curricular lição do Rio Grandept_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teachingen
dc.subjectLiterature teachingen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titlePráticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grandept_BR
dc.title.alternativePortuguese language and literature practices in high school with Lições do Rio Grandeen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0795-0239pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Publicados - Santarém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PráticasLinguasPortuguesa.pdf983,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons