Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande
Otros títulos : Portuguese language and literature practices in high school with Lições do Rio Grande
metadata.dc.creator: SANTOS, Dayse Rodrigues dos
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo reflete sobre práticas de língua portuguesa e literatura no Ensino Médio gaúcho a partir do referencial curricular do estado do Rio Grande do Sul Lições do Rio Grande (2009). O objetivo é relatar de maneira reflexiva a experiência das aulas ministradas seguindo o referencial curricular mencionado tanto na disciplina de Língua Portuguesa como de Literatura no Ensino Médio, durante o estágio supervisionado em Letras. A metodologia utilizada para a escrita deste trabalho é da pesquisa qualitativa, em que a revisão bibliográfica do próprio referencial e de outros artigos sobre ele foi realizada, no intuito de avaliar a adequação ou não das aulas planejadas. As principais conclusões dizem respeito ao fato de que os planos de língua materna e literatura tentam abarcar as orientações do referencial, mas ainda encontram dificuldades em superar as velhas práticas centradas no ensino de gramática e periodização literária no ensino médio
Resumen : This article reflects on practices of Portuguese language and literature in high school in Rio Grande do Sul from the curricular framework of the state of Rio Grande do Sul Lições do Rio Grande (2009). The objective is to reflectively report the experience of the classes taught following the curricular reference mentioned in both the Portuguese Language and Literature subjects in High School, during the supervised internship in Letters. The methodology used for the writing of this work is qualitative research, in which the bibliographic review of the reference itself and of other articles about it was carried out, in order to evaluate the adequacy or not of the planned classes. The main conclusions are related to the fact that the plans of mother tongue and literature try to encompass the guidelines of the referential, but still find it difficult to overcome the old practices centered on the teaching of grammar and literary periodization in high school
Palabras clave : Referencial curricular lição do Rio Grande
Ensino de língua portuguesa
Ensino de literatura
Ensino médio
Portuguese Language Teaching
Literature teaching
High school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
metadata.dc.publisher.initials: IFSP
Citación : SANTOS, Dayse Rodrigues. Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande. Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem, v. 3, p. 40-53, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363. Acesso em: .
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/363
Fecha de publicación : 31-ago-2021
Aparece en las colecciones: Artigos Publicados - Santarém

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_PráticasLinguasPortuguesa.pdf983,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons