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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BALÇA, Ângela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7700511429486006pt_BR
dc.creatorSALES, Maria da Luz Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785572000680165pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-20T20:17:13Z-
dc.date.available2022-10-20T20:17:13Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSALES, Maria da Luz Lima. A Presença das narrativas tradicionais no imaginário dos jovens em idade escolar. 2014. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) - Universidade de Évora, Portugal, 2014. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/364. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/364-
dc.description.abstractThis qualitative research aims the imaginary's study about fantastic characters from the myths and legends in Colares, in the state of Pará. Colares is a place that within its culture continues to habitually tell traditional stories. These stories merge indigenous and mythical elements of mestizo shammausism as well as other religious elements that are found within Brazilian story telling culture. These stories from Colares contain a subliminal moral message that is achieved by joining reality with fiction. They are narratives that contain residues of stories from ancient cultures, capturing individual and collective fears and translated from generation to generation through story telling. To analyse it, interviews were conducted with young almost final year high school students at a local public school, aged between sixteen and eighteen, in order to investigate the feelings and sensations triggered by reading or hearing the narrative, emphasizing fear and beliefs. Our research found that teenagers cherishes the traditional narratives and are inclined to believe in such figures as Boto, Matintaperera the and Cobra Grande contained in them, because the fear which is caused by these creatures; and that these narratives have the effect of emerging unconscious problems bringing them up awareness, working as a therapy that takes the reader or listener to the realization of his personality.en
dc.description.resumoO trabalho em tela, de natureza qualitativa, objetiva o estudo do imaginário a respeito das personagens fantásticas de mitos e lendas de Colares, no Pará. Cidade esta que ainda mantém o hábito da contação de histórias tradicionais e traz elementos indígenas, como a pajelança cabocla, identificada com outras religiões miscigenadas no Brasil. Para este estudo, procedemos a entrevistas com jovens do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública local, com idades entre dezesseis e dezoito anos, a fim de investigarmos os sentimentos e as sensações desencadeados pela leitura ou audição das narrativas, enfatizando o medo e as crenças. Ao mesclarem realidade e ficção, essas histórias, utilizadas com tendência moralizante, fazem parte do inconsciente da comunidade, enquanto resíduos de culturas imemoriais transmitidas de geração a geração por meio da narração, traduzindo os medos individuais e coletivos. Nossa pesquisa verificou que o jovem preza as narrativas tradicionais e inclina-se a crer em figuras como o Boto, a Matintaperera e a Cobra Grande contidas nelas, pois as teme, e ainda que essas narrativas têm o efeito de aflorar problemas inconscientes trazendo-os até a consciência, funcionando como uma terapia que leva o leitor ou ouvinte à realização de sua personalidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by gisela danin (gisela.danin@ifpa.edu.br) on 2022-09-16T19:15:30Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_presencanarrativastradicionais.pdf: 1449014 bytes, checksum: 281873c9ba65d9d5b2d38c156efdd527 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Évorapt_BR
dc.publisher.countryPortugalpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Ciência da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectJovempt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectNarrativa tradicionalpt_BR
dc.subjectMedopt_BR
dc.subjectCrençapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Presença das narrativas tradicionais no imaginário dos jovens da idade escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4968-0540pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoAvaliação educacionalpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4159-7718pt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Universidade de Évorapt_BR
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