Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/364
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Presença das narrativas tradicionais no imaginário dos jovens da idade escolar
metadata.dc.creator: SALES, Maria da Luz Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: BALÇA, Ângela
metadata.dc.description.resumo: O trabalho em tela, de natureza qualitativa, objetiva o estudo do imaginário a respeito das personagens fantásticas de mitos e lendas de Colares, no Pará. Cidade esta que ainda mantém o hábito da contação de histórias tradicionais e traz elementos indígenas, como a pajelança cabocla, identificada com outras religiões miscigenadas no Brasil. Para este estudo, procedemos a entrevistas com jovens do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública local, com idades entre dezesseis e dezoito anos, a fim de investigarmos os sentimentos e as sensações desencadeados pela leitura ou audição das narrativas, enfatizando o medo e as crenças. Ao mesclarem realidade e ficção, essas histórias, utilizadas com tendência moralizante, fazem parte do inconsciente da comunidade, enquanto resíduos de culturas imemoriais transmitidas de geração a geração por meio da narração, traduzindo os medos individuais e coletivos. Nossa pesquisa verificou que o jovem preza as narrativas tradicionais e inclina-se a crer em figuras como o Boto, a Matintaperera e a Cobra Grande contidas nelas, pois as teme, e ainda que essas narrativas têm o efeito de aflorar problemas inconscientes trazendo-os até a consciência, funcionando como uma terapia que leva o leitor ou ouvinte à realização de sua personalidade.
Abstract: This qualitative research aims the imaginary's study about fantastic characters from the myths and legends in Colares, in the state of Pará. Colares is a place that within its culture continues to habitually tell traditional stories. These stories merge indigenous and mythical elements of mestizo shammausism as well as other religious elements that are found within Brazilian story telling culture. These stories from Colares contain a subliminal moral message that is achieved by joining reality with fiction. They are narratives that contain residues of stories from ancient cultures, capturing individual and collective fears and translated from generation to generation through story telling. To analyse it, interviews were conducted with young almost final year high school students at a local public school, aged between sixteen and eighteen, in order to investigate the feelings and sensations triggered by reading or hearing the narrative, emphasizing fear and beliefs. Our research found that teenagers cherishes the traditional narratives and are inclined to believe in such figures as Boto, Matintaperera the and Cobra Grande contained in them, because the fear which is caused by these creatures; and that these narratives have the effect of emerging unconscious problems bringing them up awareness, working as a therapy that takes the reader or listener to the realization of his personality.
Keywords: Jovem
Imaginário
Narrativa tradicional
Medo
Crença
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Portugal
Publisher: Universidade de Évora
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciência da Educação
Citation: SALES, Maria da Luz Lima. A Presença das narrativas tradicionais no imaginário dos jovens em idade escolar. 2014. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) - Universidade de Évora, Portugal, 2014. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/364. Acesso em:
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/364
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Dissertações e Teses - Belém

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_PresencaNarrativasTradicionais.pdf1,42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons