Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Romier da Paixão-
dc.creatorCOSTA, Raquel de Jesus-
dc.creatorCHAGAS, Hemelyn Soares das-
dc.creatorCRUZ, Carlos Renilton Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4322101637185188pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9728375093054509pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320169192727690pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7656601356595473pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T16:05:02Z-
dc.date.available2023-03-24T16:05:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUSA, Romier da Paixão; COSTA, Raquel de Jesus; CHAGAS, Hemelyn Soares das; CRUZ, Carlos Renilton Freitas. O trabalho como princípio educativo: um estudo de caso nos agroecossistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal). Revista Trabalho, Política e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, p. 189-206, jan./jun. 2018. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/405. Acesso empt_BR
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage189pt_BR
dc.citation.epage206pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29404/rtps-v3i4.3811pt_BR
dc.identifier.issn2526-2319pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/405-
dc.description.abstractThis study reflects on the insertion of the work as an pedagogical principle in agroforestry training process at Campus Castanhal of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal), Brazil. The experiments took place in the Pedagogical Unit Agroecology Experimentation (UPEA) through theoretical/practical spaces involving teachers, students of different courses and levels of education and farmers. These experiments demonstrated that modifying the logic of thinking work, not as a "training" for this technique, but as an educational principle, is fundamental to reframe the training of professionals in agricultural sciences. It is important for the formation of subjects with reflective capacity, and critical dimensional reality of agroecosystems. It was found that the work as an pedagogical principle in agroforestry education constitutes a pedagogical práxis that needs to be discussed and expanded in institutions of agricultural sciences.en
dc.description.abstractel presente estudio refleja la inserción del trabajo como principio educativo en el proceso de formación agroforestal en el Campus Castanhal del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Brasil. Las experiencias ocurrieron en las Unidades Pedagógicas de Experimentación Agroecológica (UPEA) a través de espacios teórico/prácticos involucrando a profesores, educandos de diferentes cursos y niveles de enseñanza y agricultores. Estas experiencias demostraron que la modificación de la lógica de pensar el trabajo, no como un "adiestramiento" en relación con la técnica, sino como principio educativo, es fundamental en la resignificación de la formación de los profesionales de las ciencias agrarias. Es importante para la formación de sujetos con capacidad reflexiva, crítica y dimensional de la realidad de los agroecosistemas. Se verificó que el trabajo como principio educativo en la educación agroforestal se constituye en una praxis pedagógica que necesita ser discutida y ampliada en las instituciones de ciencias agrarias.es
dc.description.resumoO presente estudo reflete sobre a inserção do trabalho como princípio educativo no processo de formação agroflorestal no Campus Castanhal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal). As experiências ocorreram nas Unidades Pedagógicas de Experimentação Agroecológica (UPEA) através de espaços teórico/práticos envolvendo professores, educandos de diferentes cursos e níveis de ensino e agricultores. Essas experiências demonstraram que a modificação da lógica de pensar o trabalho, não como um “adestramento” em relação à técnica, mas como princípio educativo, é fundamental na ressignificação da formação dos profissionais das ciências agrárias. É importante para a formação de sujeitos com Capacidade reflexiva, crítica e dimensional da realidade dos agroecossistemas. Verificou-se que o trabalho como princípio educativo na educação agroflorestal se constitui numa práxis pedagógica que precisa ser discutida e ampliada nas instituições de ciências agrárias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2023-01-18T13:09:31Z No. of bitstreams: 2 Artigo_TrabalhoComoPrincipio.pdf: 743803 bytes, checksum: 7b9981a9bf219eed9a216469a1ca8614 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-03-24T16:05:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_TrabalhoComoPrincipio.pdf: 743803 bytes, checksum: 7b9981a9bf219eed9a216469a1ca8614 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-24T16:05:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_TrabalhoComoPrincipio.pdf: 743803 bytes, checksum: 7b9981a9bf219eed9a216469a1ca8614 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Trabalho, Política e Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação agroflorestalpt_BR
dc.subjectAgroecossistemapt_BR
dc.subjectWork and educationen
dc.subjectPedagogical praxisen
dc.subjectAgroforestry educationen
dc.subjectAgroecosystemen
dc.subjectTrabajo y educaciónes
dc.subjectPráxis pedagógicaes
dc.subjectEducación agroforestales
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
dc.titleO trabalho como princípio educativo: um estudo de caso nos agroecossistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal)pt_BR
dc.title.alternativeWork as an pedagogical principle: a case study in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará's (IFPA/Castanhal) agroecosystems, Brazilen
dc.title.alternativeEL TRABAJO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO: un estúdio de caso en los agroecosistemas del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal), Brasiles
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2925-5408pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-1828-4342pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4546-6894pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8922-8612pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_TrabalhoComoPrincipio.pdf726,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons