Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALVES, Marta Laura Noronha da Silva-
dc.creatorCOSTA, Denize dos Santos Mercês-
dc.creatorOLIVEIRA, Brenda Stephanie de-
dc.creatorROSAL, Louise Ferreira-
dc.creatorSOUSA, Romier da Paixão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363859693100319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7519326618972594pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309175434418985pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242357934945921pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4322101637185188pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-27T12:10:16Z-
dc.date.available2023-03-27T12:10:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Marta Laura Noronha da Silva; COSTA, Denize dos Santos Mercês; OLIVEIRA, Brenda Stephanie de; ROSAL, Louise Ferreira; SOUSA, Romier da Paixão. Percepção dos consumidores do circuito curto sobre a qualidade dos produtos comercializados pela cooperativa d’Irituia. In.: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 11., 2018, Castanhal. Anais... Belém: IFPA, 2020. p.1894-1904. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/414. Acesso empt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.spage1894pt_BR
dc.citation.epage1904pt_BR
dc.identifier.isbn9788562855825-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/414-
dc.description.abstractOrganic family production aims at sustainability, where it is possible to produce healthy food without causing harm to human health, biodiversity and the environment. This system allows the farmer a higher income, as it results in higher value-added products and the existence of a niche market. However, in addition to the benefits there are challenging difficulties for these small producers, mainly due to the lack of government support for technical assistance. For this reason, this work had the objective of evaluating, from the consumers' perception, the quality of the products made available by the family farmers members of the Cooperativa Agropecuária de Produtores Familiares Irituienses - D' Irituia. Semi-structured questionnaires were applied to 17 regular consumers of the short marketing circuit, composed of the internal and external community of the Federal Institute of Pará. The questionnaire sought to identify the degree of consumer satisfaction and perception about the quality of products. It was found that the main problems of the products delivered were: deteriorated, immature or matured food beyond what was desired. The dissatisfactions were mainly related to the following categories of products marketed: vegetables, fresh fruits and fruit pulps. These problems directly influenced the future purchase decision of some customers. About 71% of customers were disappointed with some product for the reasons: shape, size and mainly the state in which the products were. And, for these reasons, 42% of the dissatisfied ones stopped consuming these products. These data indicate that there is an emerging need to raise, along with producers, the issues that imply the lack of quality pointed out by short circuit buyers. Understanding the implications and collaborating with the individuals who have sought to offer quality food will ensure the strengthening of this marketing organization.pt_BR
dc.description.resumoA produção familiar orgânica visa à sustentabilidade, em que é possível produzir alimentos saudáveis sem causar prejuízos à saúde humana, biodiversidade e meio ambiente. Este sistema possibilita ao agricultor uma maior renda, por resultar em produtos de maior valor agregado e pela existência de nicho de mercado. Porém, além dos benefícios existem dificuldades desafiadoras para esses pequenos produtores, principalmente pela falta de apoio governamental por assistência técnica. Por este motivo, este trabalho teve o objetivo de avaliar, a partir da percepção dos consumidores, a qualidade dos produtos disponibilizados pelos agricultores familiares membros da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares Irituienses- D'Irituia. Foram aplicados questionários semiestruturados a 17 consumidores regulares do circuito curto de comercialização, composto pela comunidade interna e externa do Instituto Federal do Pará. O questionário buscou identificar o grau de satisfação e a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos. Detectou-se que os principais problemas dos produtos entregues eram: alimentos deteriorados, imaturos ou com maturação além do desejado. As insatisfações referiam-se, principalmente, às seguintes categorias de produtos comercializados: legumes, frutas in natura e polpas de frutas. Esses problemas influenciavam diretamente na decisão futura de compra de alguns clientes. Cerca de 71% dos clientes se decepcionaram com algum produto pelos motivos: forma, tamanho e principalmente o estado em que os produtos se encontravam. E, por tais motivos, 42% dos insatisfeitos deixaram de consumir esses produtos. Esses dados indicam que há uma necessidade emergente de levantar, junto com os produtores, as questões que implicam na falta de qualidade apontada pelos compradores do circuito curto. Compreender as implicações e colaborar com os sujeitos que têm buscado oferecer alimentos de qualidade garantirá o fortalecimento dessa organização de comercialização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2023-01-12T18:19:04Z No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_PercpcaoConsumidoresCircuito.pdf: 631815 bytes, checksum: bd326414c0ee59d3b9bd534aae3f4041 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-03-27T12:10:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_PercpcaoConsumidoresCircuito.pdf: 631815 bytes, checksum: bd326414c0ee59d3b9bd534aae3f4041 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-27T12:10:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_PercpcaoConsumidoresCircuito.pdf: 631815 bytes, checksum: bd326414c0ee59d3b9bd534aae3f4041 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.relation.ispartofSICOOPESpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectQualidade dos alimentospt_BR
dc.subjectCircuito curtopt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectQuality of fooden
dc.subjectShort circuiten
dc.subjectConsumeren
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
dc.titlePercepção dos consumidores do circuito curto sobre a qualidade dos produtos comercializados pela cooperativa d’Irituiapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5514-1490pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2925-5408pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.thematicaxisEconomia Solidária, Cooperativismo e Gestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PercpcaoConsumidoresCircuito.pdf617,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons