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metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : Percepção dos consumidores do circuito curto sobre a qualidade dos produtos comercializados pela cooperativa d’Irituia
metadata.dc.creator: GONÇALVES, Marta Laura Noronha da Silva
COSTA, Denize dos Santos Mercês
OLIVEIRA, Brenda Stephanie de
ROSAL, Louise Ferreira
SOUSA, Romier da Paixão
metadata.dc.description.resumo: A produção familiar orgânica visa à sustentabilidade, em que é possível produzir alimentos saudáveis sem causar prejuízos à saúde humana, biodiversidade e meio ambiente. Este sistema possibilita ao agricultor uma maior renda, por resultar em produtos de maior valor agregado e pela existência de nicho de mercado. Porém, além dos benefícios existem dificuldades desafiadoras para esses pequenos produtores, principalmente pela falta de apoio governamental por assistência técnica. Por este motivo, este trabalho teve o objetivo de avaliar, a partir da percepção dos consumidores, a qualidade dos produtos disponibilizados pelos agricultores familiares membros da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares Irituienses- D'Irituia. Foram aplicados questionários semiestruturados a 17 consumidores regulares do circuito curto de comercialização, composto pela comunidade interna e externa do Instituto Federal do Pará. O questionário buscou identificar o grau de satisfação e a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos. Detectou-se que os principais problemas dos produtos entregues eram: alimentos deteriorados, imaturos ou com maturação além do desejado. As insatisfações referiam-se, principalmente, às seguintes categorias de produtos comercializados: legumes, frutas in natura e polpas de frutas. Esses problemas influenciavam diretamente na decisão futura de compra de alguns clientes. Cerca de 71% dos clientes se decepcionaram com algum produto pelos motivos: forma, tamanho e principalmente o estado em que os produtos se encontravam. E, por tais motivos, 42% dos insatisfeitos deixaram de consumir esses produtos. Esses dados indicam que há uma necessidade emergente de levantar, junto com os produtores, as questões que implicam na falta de qualidade apontada pelos compradores do circuito curto. Compreender as implicações e colaborar com os sujeitos que têm buscado oferecer alimentos de qualidade garantirá o fortalecimento dessa organização de comercialização.
Resumen : Organic family production aims at sustainability, where it is possible to produce healthy food without causing harm to human health, biodiversity and the environment. This system allows the farmer a higher income, as it results in higher value-added products and the existence of a niche market. However, in addition to the benefits there are challenging difficulties for these small producers, mainly due to the lack of government support for technical assistance. For this reason, this work had the objective of evaluating, from the consumers' perception, the quality of the products made available by the family farmers members of the Cooperativa Agropecuária de Produtores Familiares Irituienses - D' Irituia. Semi-structured questionnaires were applied to 17 regular consumers of the short marketing circuit, composed of the internal and external community of the Federal Institute of Pará. The questionnaire sought to identify the degree of consumer satisfaction and perception about the quality of products. It was found that the main problems of the products delivered were: deteriorated, immature or matured food beyond what was desired. The dissatisfactions were mainly related to the following categories of products marketed: vegetables, fresh fruits and fruit pulps. These problems directly influenced the future purchase decision of some customers. About 71% of customers were disappointed with some product for the reasons: shape, size and mainly the state in which the products were. And, for these reasons, 42% of the dissatisfied ones stopped consuming these products. These data indicate that there is an emerging need to raise, along with producers, the issues that imply the lack of quality pointed out by short circuit buyers. Understanding the implications and collaborating with the individuals who have sought to offer quality food will ensure the strengthening of this marketing organization.
Palabras clave : Agricultura familiar
Qualidade dos alimentos
Circuito curto
Consumidor
Family farming
Quality of food
Short circuit
Consumer
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
Citación : GONÇALVES, Marta Laura Noronha da Silva; COSTA, Denize dos Santos Mercês; OLIVEIRA, Brenda Stephanie de; ROSAL, Louise Ferreira; SOUSA, Romier da Paixão. Percepção dos consumidores do circuito curto sobre a qualidade dos produtos comercializados pela cooperativa d’Irituia. In.: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 11., 2018, Castanhal. Anais... Belém: IFPA, 2020. p.1894-1904. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/414. Acesso em
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/414
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

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