Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/436
Tipo: | Monografia |
Título: | Análise das práticas de escrita de estudantes do 7º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Bibiano Monteiro em Marapanim – PA |
Autor(es): | NOGUEIRA, Elisangela Lima Sousa |
Primeiro Orientador: | NEVES, Miranilde Oliveira |
Resumo: | A educação brasileira sempre enfrentou sérios problemas, os quais afetam de forma mais incisiva os menos privilegiados e essa situação se agrava ainda mais quando relacionada à Educação do Campo, área em que foi desenvolvida a pesquisa. A educação formal é o meio pelo qual podemos acompanhar o desenvolvimento social e tecnológico, por isso, todos devem ter acesso a uma educação de qualidade para podermos atender às exigências linguísticas de uma sociedade letrada. O estudo tem como objeto de pesquisa as dificuldades gramaticais de discentes do Ensino Fundamental Séries Finais, que podem estar relacionadas à influência da oralidade na escrita. Para nos amparar na discussão dessa temática, tomamos como aporte teórico Caldart (2001), Molina e Freitas (2011), Travaglia (1996), Marcuschi (2010), Antunes (2010), Koch (2016), Ludke e André (1986), dentre outros pesquisadores e documentos oficiais pertinentes. O estudo apresenta como objetivo geral verificar a influência da oralidade nas produções textuais de alunos advindos do campo, do 7° Ano da E.M.E.F Bibiano Monteiro; e como objetivos específicos: averiguar qual o nível de conhecimento e domínio dos alunos nas produções textuais escritas e analisar a adequação das metodologias de acordo com as necessidades dos estudantes do campo. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano Monteiro, localizada no município de Marapanim (área campestre), a pesquisa se caracteriza como qualitativa-interpretativa de natureza aplicada. Os dados foram coletados em entrevista com a docente da turma e na oficina: “Desenvolver a escrita a partir do gênero textual Notícia”, elaborada e aplicada pela professora da classe. Os resultados obtidos nos levaram a observar que a oralidade está presente em todas as produções textuais analisadas, além de dificuldades gramaticais, o que interfere na construção da coesão e da coerência nos textos. Dessa forma, sinalizando a necessidade de um trabalho contextualizado, com ênfase na alfabetização, no letramento e na gramática. No que concerne às metodologias, a professora tem predominância da terceira concepção de linguagem, que tem como base a interação, logo, relaciona os conteúdos às experiências dos alunos. |
Abstract: | The Brazilian education has always faced serious problems, which affect the less privileged in more incisive way and this situation gets even worse when we discuss about Rural Education, area where this research has been produced. The formal education is the means by which we can follow the social and technologic development and because of that everyone should have access to quality education so we could meet the linguistic requirement of a literate society. The study has the object of research the grammatical difficulties of Middle School students in the Final Series, which may be related to the influence of orality on the writing. To assist in the discussion of this theme, we take as theoretical contribution Caldart (2001), Molina e Freitas (2011), Travaglia (1996), Marcuschi (2010), Antunes (2010), Koch (2016), Ludke e André (1986), among others researchers and pertinents official documents. The research presents as general objective to verify the influence of orality on the textual productions by the rural students, from a Municipal School of Middle Education; and as specific objectives to ascertain the level of knowledge and mastery of students in written textual productions e to analyze the adequacy of methodologies according to the needs of rural students. To this end, the research was developed at the Bibiano Monteiro Municipal Middle School, located in the town of Marapanim (rural area), this study is characterized as qualitative-interpretative of applied nature. The data were collected in an interview with the class teacher and in the workshop: “To develop the writing from the textual genre News” designed and applied by the schoolteacher. The results obtained lead us to observe that orality is present in all textual productions analyzed, as well as grammatical difficulties, which interferes with the construction of cohesion and coherence in the texts. Therefore, signaling the need for a contextualized work, with emphasis on literacy and grammar. |
Palavras-chave: | Educação do campo Dificuldade gramatical Produção textual Oralidade Ensino-aprendizagem Rural education Grammatical difficultie Textual production Orality Teaching- learning Ensino fundamental Marapanim (PA) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
Sigla da Instituição: | IFPA |
Programa: | Programa de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia |
Citação: | NOGUEIRA, Elisangela Lima Sousa. Análise das práticas de escrita de estudantes do 7º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Bibiano Monteiro em Marapanim – PA. 2020. 87 f. Monografia (Especialização em Educação e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/436. Acesso em: |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/436 |
Data do documento: | 2-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_AnalisePraticasEscrita.pdf | 3,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons