Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/460
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas de ensino do professor de educação física: percepções sobre infância(s), corpo e movimento em escolas do campo do município de Castanhal
metadata.dc.creator: COSTA, Adriane de Brito Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: PAIXÃO, Antonio Jorge Paraense da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SALES, Lilian Silva de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada em escolas do campo no município de Castanhal- Pará, junto a professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil. A pesquisa evidencia as percepções de infância, corpo e movimento nas práticas educativas que contemplam a integração de saberes nas experiências corporais das crianças. O objetivo deste estudo é analisar como os professores de Educação física percebem suas práticas de ensino sobre o corpo e movimento na Educação Infantil, bem como perceber se os conhecimentos e saberes dos fazeres pedagógicos são contextualizados para uma aprendizagem significativa. O trabalho apresenta reflexões sobre aspectos essenciais da Infância, das práticas de ensino e da corporeidade infantil, assim como alguns apontamentos sobre marcos legais da Educação Infantil no contexto brasileiro, adentrando-se para as especificidades das práticas sobre o corpo e movimento das crianças da Educação Infantil das escolas qual a pesquisa se deu. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida pela análise documental descritiva, com aplicação de entrevistas aos professores, examinadas pela técnica de análise de conteúdo com o apoio do software ATLAS. ti versão 9. Os resultados da investigação demonstraram que as práticas de ensino desenvolvidas pelos sujeitos participantes da pesquisa foram pautadas considerando as realidades dos sujeitos, reconhecimento de seus saberes e valorização da corporeidade infantil nas experiências corporais. Nesta perspectiva, afirma-se que as práticas de ensino sobre o corpo e movimento devem ser ricas, criativas, significativas, de forma a valorizar a criança como sujeito que sente, pensa e age conforme sua corporeidade. A pesquisa inspirou a elaboração de um caderno pedagógico com sugestões de dinâmicas e brincadeiras pautadas nas concepções de infância aqui apresentadas e que servirão para colaborar com as atuações dos professores.
Abstract: The present work deals with a research carried out in rural schools in the municipality of Castanhal- Pará, with Physical Education teachers who work in Early Childhood Education. The research highlights the perceptions of childhood, body and movement in educational practices that include the integration of knowledge in children's bodily experiences. The aim of this study is to analyze how Physical Education teachers perceive their teaching practices about the body and movement in Early Childhood Education, as well as to understand if the knowledge and knowledge of pedagogical practices are contextualized for meaningful learning. The work presents reflections on essential aspects of Childhood, teaching practices and child corporeality, as well as some notes on legal frameworks for Early Childhood Education in the Brazilian context, delving into the specifics of practices on the body and movement of children in Education Children of the schools which the research took place. This is a qualitative research, developed through descriptive document analysis, with interviews applied to teachers, examined by the content analysis technique with the support of the ATLAS software. ti version 9. The results of the investigation showed that the teaching practices developed by the subjects participating in the research were guided by considering the realities of the subjects, recognition of their knowledge and valuing of child corporeality in bodily experiences. From this perspective, it is stated that teaching practices about the body and movement should be rich, creative, meaningful, in order to value the child as a subject who feels, thinks and acts according to their corporeality. The research inspired the elaboration of a pedagogical notebook with suggestions for dynamics and games based on the conceptions of childhood presented here and which will serve to collaborate with the teachers' actions.
Keywords: Professore de educação física
Castanhal (PA)
Prática de ensino
Educação infantil
Infância
Corpo e movimento
Educação física
Corporeidade
Childhood
Early childhood education
Physical education
Teaching practice
Body and movement
Corporeality
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
Citation: COSTA, Adriane de Brito Silva. Práticas de ensino do professor de educação física: percepções sobre infância(s), corpo e movimento em escolas do campo do município de Castanhal. 140 f. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/460. Acesso em:
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/460
Issue Date: 28-Jun-2021
Appears in Collections:Dissertações e teses - Castanhal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_PraticasEnsinoProfessor.pdf3,44 MBAdobe PDFView/Open
Produto_CadernoExperienciaMetodologicas.pdf33,69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons