Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2023-09-29T12:49:42Z-
dc.date.available2023-09-29T12:49:42Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNEVES, Miranilde Oliveira; SUZUKI, Júlio César; ANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso de; ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de; OLIVEIRA JÚNIOR, José Antônio de; SOUSA, Aliene da Silva; SOUZA, Elissuam do Nascimento Barros de; ALMEIDA, Josiane Costa. (org.). Educação, formação de professores e práticas pedagógicas. São Paulo: FFLCH/USP, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/473. Acesso em:pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.identifier.doi10.11606/9788575064122pt_BR
dc.identifier.isbn9788575064122pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/473-
dc.description.resumoA presente organização é uma conquista de todos que confiaram seus percursos de investigadores, permitindo aos leitores visualizarem-se também, progressivamente, enquanto produtores de conhecimento, tendo como parâmetro que o conhecimento é de todos, visto que é transformador dos contextos historicamente construídos nas vidas e relações dos indivíduos, permitindo-lhes tecer desde os primeiros anos de vida, conceitos concernentes às várias ciências. Para isso, não podemos desconsiderar a importância da formação daqueles que, historicamente, têm conduzido a caminhada intelectual de tantos profissionais: os professores, que permitem essa dialogicidade entre pesquisador (escritor) e leitor Neste sentido, o professor, conforme sua formação, através de suas atividades, desencadeia complexas análises individuais e coletivas, que vão sendo estabelecidas em cada etapa do processo do conhecimento através de um mútuo movimento ensino-aprendizagem-ensino. Considerando o caminho da Educação Brasileira, no que tange à Formação de Professores e às Práticas Pedagógicas, esta tem se configurado como base, para um referencial de indivíduos que sintetiza exigências para a consolidação do capital. Entretanto, tal concepção apesar de predominante no momento atual, no segmento educacional, conviveu, em muitos momentos, desde o século passado, ora com uma educação de desconstrução dos ideários conservadores, ora com uma educação de desconstrução dos ideários progressistas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2023-09-25T17:14:44Z No. of bitstreams: 2 Livro_EducacaoFormacaoProfessores.pdf: 8517919 bytes, checksum: daadaf782b99c7f313b405775a49746c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-09-29T12:49:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Livro_EducacaoFormacaoProfessores.pdf: 8517919 bytes, checksum: daadaf782b99c7f313b405775a49746c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-29T12:49:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Livro_EducacaoFormacaoProfessores.pdf: 8517919 bytes, checksum: daadaf782b99c7f313b405775a49746c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFFLCH/USPpt_BR
dc.relation.ispartofRaízes da educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/864pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação, formação de professores e práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.contributor.organizerNEVES, Miranilde Oliveira-
dc.contributor.organizerSUZUKI, Júlio César-
dc.contributor.organizerANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso de-
dc.contributor.organizerANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de-
dc.contributor.organizerOLIVEIRA JÚNIOR, José Antônio de-
dc.contributor.organizerSOUSA, Aliene da Silva-
dc.contributor.organizerSOUZA, Elissuam do Nascimento Barros de-
dc.contributor.organizerALMEIDA, Josiane Costa-
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/4360471897465420pt_BR
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/6951370218355443pt_BR
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/4192469439181304pt_BR
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/5832796531696022pt_BR
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/0808325332996338pt_BR
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/0703892997239453pt_BR
dc.contributor.organizerLatteshttp://lattes.cnpq.br/6472526640105110pt_BR
dc.contributor.organizerORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.contributor.organizerORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7499-3242pt_BR
dc.contributor.organizerORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0168-2843pt_BR
dc.contributor.organizerORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6450-5911pt_BR
dc.contributor.organizerORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8684-4057pt_BR
dc.contributor.organizerORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8437-9502pt_BR
dc.contributor.affiliationOrganizerInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.contributor.affiliationOrganizerUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanaspt_BR
dc.contributor.affiliationOrganizerInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.contributor.affiliationOrganizerUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.contributor.affiliationOrganizerInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.contributor.affiliationOrganizerSecretaria Municipal de Educação e Cultura de Tucuruípt_BR
dc.contributor.affiliationOrganizerInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.contributor.affiliationOrganizerInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Livros - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_EducacaoFormacaoProfessores.pdf8,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons