Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/487
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Nós pertencemos: lugar de representatividade e origem na formação de educadores do campo
Autor(es): CORRÊA, Joana Laura Cota
NEVES, Miranilde Oliveira
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre o lugar de representatividade e origem na formação de educadores do campo. A metodologia está embasada na abordagem qualitativa, pesquisa de campo e entrevista semiestruturada, com base nos estudos de pesquisa-formação (JOSSO, 2010) e investigação formação (SOUZA, 2006). Os resultados revelaram que a formação superior pública mediada pela Licenciatura em Educação do Campo, possibilitou aos egressos, participantes da pesquisa, o reconhecimento de uma identidade que compreende suas ligações com a terra, bem como, contribui na constituição de uma identidade do campo. Estas práticas refletem em agentes de desenvolvimento e transformação na sociedade, quando os egressos valorizam o trabalho coletivo na comunidade e buscam gesticular práticas humanizadoras em seu fazer educativo.
Palavras-chave: Educação do campo
Identidades
Formação de educadores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Realize Eventos Científicos & Editora
Citação: CORRÊA, Joana Laura Cota; NEVES, Miranilde Oliveira. Nós pertencemos: lugar de representatividade e origem na formação de educadores do campo. In.: BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado (org.). Alfabetização, linguagens e letramentos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2023. p. 551-568. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/487. Acesso em:
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/487
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Capítulos de livros - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapitulodeLivro_NosPertencemosLugar.pdf194,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons