Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Aliene da Silva-
dc.creatorNERI, Pamela Paula Souza-
dc.creatorSILVA, Antonia Leite da-
dc.creatorSOARES, Mônica Coeli Souza-
dc.creatorMACIEL, Antonio Francisco de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0808325332996338pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4912604411367390pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275812086919898pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5885410389318241pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7118251885298380pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-11T16:19:31Z-
dc.date.available2023-10-11T16:19:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA, Aliene da Silva; NERI, Pamela Paula Souza; SILVA, Antonia Leite da; SOARES, Mônica Coeli Souza; MACIEL, Antonio Francisco de Almeida. Avaliação educacional: diagnose para um programa de letramento de estudantes com deficiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 14.; FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOCIAL, 5., 2021, Castanhal. Anais[...] Castanhal; IFPA, 2023. p. 1-18. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488. Acesso em:pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage18pt_BR
dc.identifier.doi10.29327/1231181pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488-
dc.description.resumoAo abordar as questões relacionadas à inclusão entende-se que é fundamental compreender todas as concepções e dimensões que perpassam pelo processo de alfabetização na escolarização do educando. Para tanto a partir da realidade da escola é fundamental compreendermos para que a alfabetização aconteça é importante que a prática de letramento considere a leitura como uma ação que vai para além da simples compreensão de um texto escrito e com a concepção de que o ser humano é capaz de perceber e construir imagem, pensamentos e ideias sobre a realidade em que vive. Logo, o presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica com base cientifica para diagnóstico avaliativo desenvolvido por meio do projeto de Letramento Língua, Linguagens, Tecnologias Ativas e Inclusão para atender as necessidades educacionais dos discentes com necessidades educacionais especificas acompanhadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará– IFPA Campus de Castanhal e que teve por objetivos analisar as necessidades educacionais e suas dimensões individuais com o intuito de promover a inclusão por meio de metodologias de ensino em disciplinas na áreas de línguas, linguagem e tecnologias privilegiando as estratégias do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que a especificidade da alfabetização são recorrentes e necessitam de uma intervenção individualizada e especializada. Contudo, é possível atingir a qualidade da educação por meio de práticas educacionais que priorizem as diferentes metodologias de alfabetização e letramento considerando à heterogeneidade e especificidade do público atendido, valorizando os conhecimentos prévios de leitura e escrita para dar significados e compreensão na aquisição da aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2023-09-18T13:07:05Z No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf: 857752 bytes, checksum: 447c8eebe158f6b742aabd87389ecdef (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-10-11T16:19:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf: 857752 bytes, checksum: 447c8eebe158f6b742aabd87389ecdef (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-11T16:19:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf: 857752 bytes, checksum: 447c8eebe158f6b742aabd87389ecdef (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.relation.ispartofSICOOPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAvaliação diagnósticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleAvaliação educacional: diagnose para um programa de letramento de estudantes com deficiênciapt_BR
dc.title.alternativeThe Educational assessment: diagnosis for a student literacy program with disabilitiesen
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8684-4057pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-1698-5409pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7994-9945pt_BR
dc.description.affiliationSecretaria Municipal de Educação e Cultura de Tucuruípt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.thematicaxisEducação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultospt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf837,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons