Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUSA, Aliene da Silva | - |
dc.creator | NERI, Pamela Paula Souza | - |
dc.creator | SILVA, Antonia Leite da | - |
dc.creator | SOARES, Mônica Coeli Souza | - |
dc.creator | MACIEL, Antonio Francisco de Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0808325332996338 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4912604411367390 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1275812086919898 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5885410389318241 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7118251885298380 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T16:19:31Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11T16:19:31Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Aliene da Silva; NERI, Pamela Paula Souza; SILVA, Antonia Leite da; SOARES, Mônica Coeli Souza; MACIEL, Antonio Francisco de Almeida. Avaliação educacional: diagnose para um programa de letramento de estudantes com deficiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 14.; FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOCIAL, 5., 2021, Castanhal. Anais[...] Castanhal; IFPA, 2023. p. 1-18. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488. Acesso em: | pt_BR |
dc.citation.issue | 14 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 18 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.29327/1231181 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488 | - |
dc.description.resumo | Ao abordar as questões relacionadas à inclusão entende-se que é fundamental compreender todas as concepções e dimensões que perpassam pelo processo de alfabetização na escolarização do educando. Para tanto a partir da realidade da escola é fundamental compreendermos para que a alfabetização aconteça é importante que a prática de letramento considere a leitura como uma ação que vai para além da simples compreensão de um texto escrito e com a concepção de que o ser humano é capaz de perceber e construir imagem, pensamentos e ideias sobre a realidade em que vive. Logo, o presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica com base cientifica para diagnóstico avaliativo desenvolvido por meio do projeto de Letramento Língua, Linguagens, Tecnologias Ativas e Inclusão para atender as necessidades educacionais dos discentes com necessidades educacionais especificas acompanhadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará– IFPA Campus de Castanhal e que teve por objetivos analisar as necessidades educacionais e suas dimensões individuais com o intuito de promover a inclusão por meio de metodologias de ensino em disciplinas na áreas de línguas, linguagem e tecnologias privilegiando as estratégias do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que a especificidade da alfabetização são recorrentes e necessitam de uma intervenção individualizada e especializada. Contudo, é possível atingir a qualidade da educação por meio de práticas educacionais que priorizem as diferentes metodologias de alfabetização e letramento considerando à heterogeneidade e especificidade do público atendido, valorizando os conhecimentos prévios de leitura e escrita para dar significados e compreensão na aquisição da aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2023-09-18T13:07:05Z No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf: 857752 bytes, checksum: 447c8eebe158f6b742aabd87389ecdef (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-10-11T16:19:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf: 857752 bytes, checksum: 447c8eebe158f6b742aabd87389ecdef (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-11T16:19:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf: 857752 bytes, checksum: 447c8eebe158f6b742aabd87389ecdef (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPA | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SICOOPES | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Avaliação diagnóstica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | Avaliação educacional: diagnose para um programa de letramento de estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.title.alternative | The Educational assessment: diagnosis for a student literacy program with disabilities | en |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-8684-4057 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-1698-5409 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0001-7994-9945 | pt_BR |
dc.description.affiliation | Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tucuruí | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.subject.thematicaxis | Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos publicados em eventos - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf | 837,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons