Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488
metadata.dc.type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliação educacional: diagnose para um programa de letramento de estudantes com deficiência |
Other Titles: | The Educational assessment: diagnosis for a student literacy program with disabilities |
metadata.dc.creator: | SOUSA, Aliene da Silva NERI, Pamela Paula Souza SILVA, Antonia Leite da SOARES, Mônica Coeli Souza MACIEL, Antonio Francisco de Almeida |
metadata.dc.description.resumo: | Ao abordar as questões relacionadas à inclusão entende-se que é fundamental compreender todas as concepções e dimensões que perpassam pelo processo de alfabetização na escolarização do educando. Para tanto a partir da realidade da escola é fundamental compreendermos para que a alfabetização aconteça é importante que a prática de letramento considere a leitura como uma ação que vai para além da simples compreensão de um texto escrito e com a concepção de que o ser humano é capaz de perceber e construir imagem, pensamentos e ideias sobre a realidade em que vive. Logo, o presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica com base cientifica para diagnóstico avaliativo desenvolvido por meio do projeto de Letramento Língua, Linguagens, Tecnologias Ativas e Inclusão para atender as necessidades educacionais dos discentes com necessidades educacionais especificas acompanhadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará– IFPA Campus de Castanhal e que teve por objetivos analisar as necessidades educacionais e suas dimensões individuais com o intuito de promover a inclusão por meio de metodologias de ensino em disciplinas na áreas de línguas, linguagem e tecnologias privilegiando as estratégias do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que a especificidade da alfabetização são recorrentes e necessitam de uma intervenção individualizada e especializada. Contudo, é possível atingir a qualidade da educação por meio de práticas educacionais que priorizem as diferentes metodologias de alfabetização e letramento considerando à heterogeneidade e especificidade do público atendido, valorizando os conhecimentos prévios de leitura e escrita para dar significados e compreensão na aquisição da aprendizagem. |
Keywords: | Inclusão escolar Letramento Avaliação diagnóstica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | IFPA |
Citation: | SOUSA, Aliene da Silva; NERI, Pamela Paula Souza; SILVA, Antonia Leite da; SOARES, Mônica Coeli Souza; MACIEL, Antonio Francisco de Almeida. Avaliação educacional: diagnose para um programa de letramento de estudantes com deficiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 14.; FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOCIAL, 5., 2021, Castanhal. Anais[...] Castanhal; IFPA, 2023. p. 1-18. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488. Acesso em: |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.29327/1231181 |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Trabalhos publicados em eventos - Castanhal |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf | 837,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License