Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: Avaliação educacional: diagnose para um programa de letramento de estudantes com deficiência
Other Titles: The Educational assessment: diagnosis for a student literacy program with disabilities
metadata.dc.creator: SOUSA, Aliene da Silva
NERI, Pamela Paula Souza
SILVA, Antonia Leite da
SOARES, Mônica Coeli Souza
MACIEL, Antonio Francisco de Almeida
metadata.dc.description.resumo: Ao abordar as questões relacionadas à inclusão entende-se que é fundamental compreender todas as concepções e dimensões que perpassam pelo processo de alfabetização na escolarização do educando. Para tanto a partir da realidade da escola é fundamental compreendermos para que a alfabetização aconteça é importante que a prática de letramento considere a leitura como uma ação que vai para além da simples compreensão de um texto escrito e com a concepção de que o ser humano é capaz de perceber e construir imagem, pensamentos e ideias sobre a realidade em que vive. Logo, o presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica com base cientifica para diagnóstico avaliativo desenvolvido por meio do projeto de Letramento Língua, Linguagens, Tecnologias Ativas e Inclusão para atender as necessidades educacionais dos discentes com necessidades educacionais especificas acompanhadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará– IFPA Campus de Castanhal e que teve por objetivos analisar as necessidades educacionais e suas dimensões individuais com o intuito de promover a inclusão por meio de metodologias de ensino em disciplinas na áreas de línguas, linguagem e tecnologias privilegiando as estratégias do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que a especificidade da alfabetização são recorrentes e necessitam de uma intervenção individualizada e especializada. Contudo, é possível atingir a qualidade da educação por meio de práticas educacionais que priorizem as diferentes metodologias de alfabetização e letramento considerando à heterogeneidade e especificidade do público atendido, valorizando os conhecimentos prévios de leitura e escrita para dar significados e compreensão na aquisição da aprendizagem.
Keywords: Inclusão escolar
Letramento
Avaliação diagnóstica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
Citation: SOUSA, Aliene da Silva; NERI, Pamela Paula Souza; SILVA, Antonia Leite da; SOARES, Mônica Coeli Souza; MACIEL, Antonio Francisco de Almeida. Avaliação educacional: diagnose para um programa de letramento de estudantes com deficiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 14.; FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOCIAL, 5., 2021, Castanhal. Anais[...] Castanhal; IFPA, 2023. p. 1-18. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488. Acesso em:
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.29327/1231181
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf837,65 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons